Avaliação da experiência do usuário em sistemas produto-serviço de aluguel de bicicletas

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Tese de doutorado)

Curso ou área do conhecimento

Engenharia de Produção

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Tomelin, Deise Albertazzi Gonçalves

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2017

Palavra chave 1

Alugadas

Palavra chave 2

Avaliação

Palavra chave 3

Economia

Descrição

Sistemas de compartilhamento de bicicletas estão cada vez mais presentesnas cidades. Por meio destes, os usuários podem retirar uma bicicleta emqualquer uma das diversas estações disponíveis, apoiando-se em um aplicativode smartphone para fazer o cadastro, pagamento, localização deestações e retirada da bicicleta. A avaliação destes sistemas, no entanto,não considera o usuário em seu processo, ignorando a sua experiênciadurante o uso. Esta pesquisa apresenta o desenvolvimento de uma escalade avaliação da experiência do usuário de Sistemas Produto-Serviço decompartilhamento de bicicletas. O trabalho é organizado em quatro fases:embasamento teórico e imersão, desenvolvimento do teste, análises e desenvolvimentoda escala. A revisão de literatura e o estudo de caso realizadono sistema Bike Rio Rio de Janeiro , permitiram a identificaçãode elementos de Sistemas Produto-Serviço de compartilhamento de bicicletase métricas de experiência do usuário para avaliá-los. Foram elaboradositens para um questionário aplicado a pouco mais de mil usuáriosdo Bike Rio. Os itens foram avaliados por meio da Análise de Fatores eda Teoria da Resposta ao Item, mantendo-se aqueles que, em caráter unidimensional,avaliassem a experiência do usuário em sistemas de compartilhamentode bicicletas. O processo levou ao desenvolvimento da escalade avaliação da Experiência do Usuário em Sistemas Produto-Serviçode compartilhamento de bicicletas: a UXBikeSS. A escala permiteconhecer o grau de experiência do usuário em sistemas de compartilhamentode bicicletas, possibilitando, com a identificação de eventuais problemas,a melhoria do sistema para o usuário. Compõem a escala e formama experiência do usuário nestes sistemas os seguintes elementos:adequação do número de bicicletas, eficiência do sistema digital em estardisponível, satisfação com o sistema, adequação da bicicleta, informatividadeda estação, acessibilidade da estação, motivação intrínseca ao vera estação, beleza da estação, eficiência do aplicativo, priorização da funcionalidadee informação do aplicativo, satisfação com o aplicativo, possibilidadede feedback do usuário, comprometimento com o usuário, adequaçãodo sistema e atração decorrente das condições meteorológicas.

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