As relações entre parques urbanos que possuem ciclovias adjacentes e ciclistas que os frequentam : estudos de caso na cidade de Porto Alegre/RS

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Planejamento Urbano e Regional

Tipo de autoria

Instituição pública

Nome do autor

Jennifer Domeneghini

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Rio Grande do Sul

Município

Porto Alegre

Ano da publicação

2019

Palavra chave 1

Bicicleta

Palavra chave 2

ciclista

Palavra chave 3

Ciclovias/ciclofaixas

Palavra chave 4

Parque urbano

Palavra chave 5

Rede Cicloviária

Descrição

Os estudos que abrangem os temas de parques urbanos, ciclistas e rede cicloviária não são analisados em conjunto, gerando assim a necessidade de entender as relações entre esses temas ligados ao planejamento urbano e ambiental. O objetivo central desta dissertação é compreender as relações entre os parques urbanos que possuem ciclovias adjacentes e os ciclistas que frequentam os Parques Farroupilha, Marinha do Brasil e Moinhos de Ventos, localizados na cidade de Porto Alegre/RS. Neste estudo foram realizados levantamentos de dados sobre o perfil e a opinião dos ciclistas e da infraestrutura provida pelos parques aos ciclistas. Adotou-se como metodologia a utilização da abordagem de Método Mistos, com o levantamento concomitante de dados quantitativos e qualitativos, que permitem a exploração não somente de variáveis selecionadas, como a consideração das opiniões dos ciclistas. A coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de questionários para os ciclistas que frequentam cada um dos três parques urbanos, utilizando as formas de coleta presencial e online, permitindo assim, a comparação dos resultados entre parques urbanos e entre as formas de coletas. Através dos resultados, observa-se que a existência de ciclovias próximas a parques é um fator de importância para que os ciclistas os frequentem, existindo vários fatores que levam esse público a utilização desses espaços, sendo o lazer o principal deles. A partir destas informações, é possível concluir que os parques urbanos e a infraestrutura cicloviária precisam ser pensados em conjunto na cidade.

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