Aplicação móvel para suporte à mobilidade dos utilizadores da bicicleta

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Engenharia Informática e Computação

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

José Lucas Coelho Pinto

Língua

Português

Abrangência geográfica

Internacional/Mundial

Ano da publicação

2012

Palavra chave 1

Infraestrutura

Palavra chave 2

Mobilidade

Palavra chave 3

vias cicláveis

Descrição

O uso da bicicleta como meio de transporte tem ganho cada vez mais adeptos, no entanto,
em algumas zonas geográficas, este encontra-se limitado pela falta de vias dedicadas a este meio
de transporte, surgindo por isso a necessidade de conhecer rotas compatíveis com este meio de
transporte. Desta necessidade surge o uso de sistemas de navegação para apoio aos ciclistas,
mas que nem sempre têm atenção às necessidades de um utilizador de bicicleta.
Nesta dissertação, foi feito um estudo do estado da arte ao nível dos sistemas de navegação
existentes com vista a identificar os principais problemas de interação que ocorrem aquando da
sua utilização em bicicleta. Estes resultam da necessidade de interação do utilizador com o
sistema de navegação, que retira alguma da atenção ao utilizador, podendo resultar em falta de
segurança para o mesmo. Foram ainda estudadas as soluções existentes para resolver estes
problemas. Foram já feitos alguns estudos nesta área, no entanto estas ainda não se encontram
disponíveis para uso por um número alargado de pessoas.
Para tal, foi desenvolvido uma aplicação móvel para o sistema operativo android, cuja
funcionalidade é fornecer aos utilizadores instruções, de forma não intrusiva, sobre uma rota
definida. Esta rota é gerada por uma aplicação servidora que tem em atenção o tipo de vias
existentes numa área geográfica predefinida, de forma a criar uma rota passível de ser usada por
ciclistas. A rota gerada é depois transmitida à aplicação móvel que fornece as instruções ao
utilizador. As instruções são dadas de através de uma interface háptica, com o apoio de uma
interface visual.
No final, são avaliados os resultados do uso deste tipo de interface e a forma como esta
influencia a interação entre o ciclista e os sistemas de navegação.

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