Análise do comportamento de viagens dos usuários de bicicleta em área rural : estudo de caso em área rural de Teresina.

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Transportes

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Leite, Poliana de Sousa

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Piauí

Município

Teresina

Ano da publicação

2011

Palavra chave 1

Comportamento

Palavra chave 2

Políticas Públicas

Palavra chave 3

ZONA RURAL

Descrição

O estudo apresenta uma análise do comportamento de viagens dos usuários de bicicleta em área rural, fundamentado em dois modelos conceituais de comportamento de viagem, um de Van Acker et al (2008) e outro voltado para estudo do comportamento de viagem ativa, de Burbidge e Goulias (2008). O objetivo é identificar os fatores que influenciam o usuário de bicicleta, o padrão de comportamento e distribuição espacial de viagens em área rural de forma que esse conhecimento possa subsidiar políticas públicas direcionadas a esse grupo. A análise foi feita em área rural de Teresina, capital do Piauí, no povoado denominado Fazenda Soares, baseando-se na identificação dos atributos locais referentes às variáveis definidas pela própria metodologia. Após as análises dos dados coletados pode-se perceber que a cultura tem forte influência no uso de bicicleta, sendo os fatores físicos como clima e topografia, pouco influentes. A análise também permitiu que fossem identificadas características comuns nos perfis dos usuários de bicicleta na área estudada como sexo masculino com ocupação em atividades agrícolas e idade entre 20 e 40 anos, mas essa constatação não pode ser generalizada a todas as áreas rurais, pois apenas demonstra a homogeneidade da população naquela localidade. Além disso, constatou-se que os fatores de influência podem variar dependendo das características econômicas e espaciais da área rural e quanto à região do país onde está localizada. E ainda, que existem diferenças entre o comportamento de viagens dos ciclistas am área urbana e em área rural, como por exemplo, a influência de fatores de segurança quando se trata de trânsito e infraestrutura.

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