Análise da qualidade das ciclovias e sua relação no uso de bicicleta em Florianópolis
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)
Curso ou área do conhecimento
Educação Física
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Alfredo Leopoldo Enrique Messenger Valenzuela
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
Santa Catarina
Município
Florianópolis
Ano da publicação
2022
Palavra chave 1
Avaliação
Palavra chave 2
ciclabilidade
Palavra chave 3
Esporte
Palavra chave 4
qualidade
Descrição
Ciclovias são estruturas importantes nas cidades para promover o deslocamento ativo
sustentável. Assim, compreender as informações inerentes à sua qualidade pode auxiliar na
compreensão de como essas estruturas estão alocadas nos centros urbanos, seus efeitos sobre o
comportamento humano e como estas podem ser otimizadas para estimular sua utilização,
principalmente em países de baixa–média renda. O objetivo geral deste estudo foi avaliar a
qualidade dos eixos de ciclovias de Florianópolis, Santa Catarina. Para tanto, as estruturas de
ciclovia do município foram mapeadas e avaliadas quanto a sua qualidade por meio do
instrumento QualiCiclo – Índice de Avaliação da Qualidade de Infraestruturas Cicloviárias.
Foram selecionados 38 eixos de ciclovias em Florianópolis e sua pontuação de qualidade levou
em consideração categorias de estrutura, sinalização, ambiente e segurança. Ainda, informações
sobre o perfil de uso e dos usuários desses eixos foram coletadas, por meio do SOPARC –
System for Observing Play and Recreation in Communities, nos períodos das 7h às 9h e das 17h
às 19h, de segunda a sexta-feira. A análise qualitativa do índice mostra que 89,5% dos eixos de
ciclovia possuem uma qualidade suficiente (60,5%) ou boa (29,0%), com média geral da
qualidade de 1,61 pontos. Com relação à extensão total dos eixos de ciclovia, a cidade apresenta
um pouco mais de 54 km. Foram observados 6.113 ciclistas dos quais a maioria eram homens
(74,1%), adultos (81,2%) e em intensidade moderada de pedalada (97,0%). Observou-se que,
em geral, as ciclovias de melhor qualidade possuem maior número de ciclistas (50,5%), e o
mesmo ocorre para a presença de mulheres (52,2%) e idosos (57,3%) que circulam mais em
eixos classificados como de “boa qualidade”. Após os ajustes para o turno e sentido no
deslocamento, as análises de regressão logística mostraram que, usualmente, jovens possuem
menos chance (OR:0,40; IC95%: 0,24-0,67) de utilizarem as ciclovias classificadas como “boa”.
Quando observado por categoria, há uma maior chance de mulheres utilizarem os eixos de
ciclovia que possuem “boa/ótima” qualidade de infraestrutura e “suficiente” e “boa/ótima”
qualidade de sinalização. Para todas as categorias, eixos com melhor qualidade apresentaram
menor chance de serem utilizados por jovens, enquanto para as categorias de infraestrutura,
sinalização e segurança, os eixos com melhor qualidade apresentaram maior chance de serem
utilizados por idosos. Conclui-se que a rede de ciclovias de Florianópolis apresenta uma
qualidade adequada para uso de bicicleta. Contudo, a distribuição das estruturas de ciclovia
ainda é irregular entre as regiões da cidade e com baixa conexão entre os eixos. Também é
possível identificar que uma maior qualidade das estruturas de ciclovias pode promover maior
uso por mulheres e idosos, grupos que menos realizam atividade física.