Análise da matriz origem-destino para a mobilidade urbana em São José dos Campos: subsídios para a ampliação do transporte cicloviário

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Monografia/TCC)

Curso ou área do conhecimento

Engenharia Civil

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Matheus Henrique Cunha Barboza

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

São Paulo

Município

São José dos Campos

Ano da publicação

2014

Palavra chave 1

Planejamento

Palavra chave 2

Preferência Declarada

Palavra chave 3

São José dos Campos

Palavra chave 4

Transporte Cicloviário

Descrição

Este trabalho de graduação teve como objetivo avaliar a prioridade de implantação das novas ciclovias previstas para a cidade de São José dos Campos – SP, buscando uma ordem na implantação que maximize o número de viagens realizadas com bicicleta.
A partir dos dados de Pesquisa Origem Destino na cidade, conseguiu-se determinar a participação de cada modal em cada zona. Com o tratamento dos dados da Pesquisa de Preferência Declarada através do Modelo Logit Binomial, pode-se estimar o possível aumento na participação das viagens realizadas de bicicleta, devida à migração de usuários de transporte coletivo ou automóvel.
Para chegar à otimização na ordem de implantação das ciclovias, utilizou-se um Algoritmo Genético que encontrou a combinação ideal de ciclovias para cada horizonte de tempo.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.