Análise da infraestrutura cicloviária para implantação de um sistema de aluguel de bicicleta na cidade de Florianópolis/SC

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Engenharia Civil

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Lemos, Moisés Eduardo Lima

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Santa Catarina

Município

Florianópolis

Ano da publicação

2011

Palavra chave 1

Alugadas

Palavra chave 2

Avaliação

Palavra chave 3

Ciclovias/ciclofaixas

Palavra chave 4

infraestrutura cicloviária

Palavra chave 5

mobilidade urbana

Descrição

Atualmente, a bicicleta tem se destacado como meio de transporte, uma vez que seu uso
possui benefícios econômicos, sociais e ambientais. Sistemas de aluguel de bicicletas, que
facilitam e incentivam o seu uso, foram implementados em diversas cidades da Europa e
posteriormente nos outros continentes. Contudo, para viabilizar seu uso, a cidade deve possuir
infraestrutura cicloviária de modo que garanta conforto e segurança aos ciclistas. A proposta
desse trabalho é analisar a infraestrutura cicloviária e o Edital (Prefeitura Municipal de
Florianópolis) do sistema de aluguel de bicicletas a ser implantado na região central da cidade,
em Santa Catarina, de modo a propor a alternativa viável, técnica e econômica para este sistema.
Para tanto, fez-se o levantamento da infraestrutura cicloviária, dos projetos de ampliação da
infraestrutura cicloviária e do edital para implantação de um sistema de aluguel de bicicletas.
Os resultados mostraram que a cidade apresenta em geral uma rede cicloviária com pavimento
bem conservado, dispositivos de delimitação das ciclofaixas, porém algumas de largura
insuficiente e pouco conectadas. Em relação ao edital, além da sua análise, buscou-se realizar
um comparativo com as indicações da literatura. Em seguida, foram realizadas considerações a
fim de aproximar o resultado da avaliação com a realidade da cidade. Constatou-se que existe
defasagem das quantidades de bicicleta, estações e vagas de bicicleta entre o edital e as
sugestões da literatura. Por meio das considerações propostas, foram delineados possíveis
cenários de modo a avaliar em todas as fases de implantação do sistema a sua viabilidade
financeira. Os resultados mostraram que, após os critérios adotados, em cada fase de
implantação do sistema, o tempo de retorno do investimento seria de cinco anos no máximo,
sendo necessárias receitas de publicidade. Este trabalho mostrou que a cidade tem condições de
comportar a bicicleta como meio de transporte através da melhoria de sua infraestrutura
cicloviária e da implantação de um sistema de aluguel de bicicletas, no qual existem projetos
para ambos.
Palavras-chave: Infraestrutura cicloviária. Sistema de aluguel de bicicleta. Mobilidade urbana

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