Análise da construção da cultura cicloviária carioca
Tipo de publicação
Artigo
Curso ou área do conhecimento
POLITICA CICLOVIÁRIA
Veículo
Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito 2019
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Igor Miranda Pinto
Língua
Português
Abrangência geográfica
Estadual
País
Brasil
Estado
Rio de Janeiro
Ano da publicação
2019
Palavra chave 1
Ciclovias/ciclofaixas
Palavra chave 2
Mobilidade por bicicleta
Palavra chave 3
mobilidade urbana
Palavra chave 4
Rotas cicláveis
Descrição
O presente artigo trata da mobilidade cicloviária a partir do estudo do papel da bicicleta
dentro da mobilidade urbana e quais benefícios traz à dinâmica das cidades e à sociedade e
da análise da construção da cultura cicloviária da cidade do Rio de Janeiro.
No século XX, os espaços públicos se enfraqueceram como locais de encontro graças a
mudanças ocorridas no tecido urbano. Os deslocamentos a pé foram dificultados com o
aumento do tráfego de automóveis e os ciclistas e pedestres foram espremidos para fora do
espaço da cidade. Os meios de transporte ativos ficaram à margem da dinâmica de
transportes, fazendo com que os espaços para os ciclistas fossem cada vez mais
negligenciados, acarretando no não-desenvolvimento da mobilidade cicloviária brasileira de
acordo com seu potencial.
Observamos, no Rio de Janeiro, uma malha cicloviária se construindo há décadas, porém é
possível observar a partir de pedaladas, a falta de planejamento e infraestrutura em sua
concepção e construção. Pretende-se evidenciar a importância de uma boa malha cicloviária
a partir da análise da construção das ciclovias cariocas e dos benefícios que trouxeram à
cidade, evidenciando também suas fraquezas e pontos em que podem ocorrer melhoras que
beneficiarão não só a comunidade ciclística, mas sua totalidade.