Aceitabilidade de uma ciclovia sob a ótica do comércio do seu entorno
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)
Curso ou área do conhecimento
Transporte
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Enderson Fabian de Carvalho
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
País
Brasil
Ano da publicação
2013
Palavra chave 1
Ciclovias/ciclofaixas
Palavra chave 2
CIDADE PARA AS PESSOAS
Palavra chave 3
Comércio
Palavra chave 4
Espaço Urbano
Palavra chave 5
Mercado
Descrição
Projetos para instalação de ciclovias em áreas de grande concentração de veículos se tornam propostas atraentes para incentivar a utilização de meios alternativos em substituição ao automóvel visando à melhoria do sistema viário e principalmente incentivar o uso de veículos não motorizados para o deslocamento de pessoas dentro dos grandes centros. Entretanto, embora sejam significativos os benefícios esperados com o desenvolvimento destes projetos, a população presente na região da ciclovia nem sempre conhece ou está de acordo com as premissas de implantação. Este trabalho tem como objetivo analisar a aceitabilidade do comércio da região da Savassi/Funcionários na cidade de Belo Horizonte/MG/Brasil, quanto à implantação de uma ciclovia na região, evidenciando se os benefícios desta implantação são conhecidos pelos usuários que poderão ter seus hábitos modificados em virtude do incentivo ao uso da bicicleta. O trabalho utilizou como referência principal, o Plano de Mobilidade por Bicicleta nas Cidades do Ministério das Cidades (2007), objetivando evidenciar as características essenciais para o desenvolvimento de projetos cicloviários no cenário brasileiro. O método aplicado para verificar a aceitabilidade consistiu na elaboração de uma pesquisa de natureza exploratória qualitativa objetivando conhecer a percepção dos comerciantes presentes na região de implantação da ciclovia. O resultado obtido demonstra que 92,5% dos pesquisados não conheciam detalhes do projeto da ciclovia e que 51,1% mencionaram que a ciclovia apresentou um impacto negativo para o comércio local. Isto constitui informações importantes para o auxílio aos planejadores de mobilidade urbana na tomada de decisões. As observações apresentadas podem originar uma base para o desenvolvimento de novos estudos com o objetivo de minimizar possíveis impactos para a população bem como maximizar o nível de conscientização quanto aos benefícios da utilização de meios alternativos de transportes.