Estimular as pessoas a utilizar as ciclovias integradas com transporte público em seus deslocamentos para o trabalho

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Transporte

Veículo

21º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Diego Silva ; Mateus Bravo de Aguiar ; Sabrina Machado de Assis

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2017

Palavra chave 1

baixo carbono

Palavra chave 2

Ciclovias/ciclofaixas

Palavra chave 3

Compartilhamento

Palavra chave 4

Intermodalidade

Palavra chave 5

Mobilidade por bicicleta

Descrição

Um dos problemas que muitas cidades brasileiras têm em comum com outras
cidades mundiais é a falta de mobilidade urbana, devido a pouca infraestrutura
existente nas rodovias brasileiras. Isso implica diretamente no congestionamento do
transito por veículos motorizados, que são grandes emissores de gás de efeito estufa.
O transporte individual, que e bem utilizado no Brasil, segundo Ribeiro (2011)
responde por cerca de 35% das viagens motorizadas, em média, é responsável por
quase 60% das emissões de dióxido de carbono nos centros urbanos brasileiros,
enquanto o transporte público coletivo responde por cerca de 25% das emissões totais
de CO2 na pior situação considerada. Conforme Ribeiro (2011) supõe que a melhor
política de redução das emissões dos GEE passa pelo estímulo e pela melhoria dos
sistemas de transporte público coletivo. No Brasil, segundo informações do Ministério
da Ciência e Tecnologia (MCT), o setor de transporte responde por cerca de 9% das
emissões totais de CO2.

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