A relação entre a política de mobilidade urbana e o comércio varejista de bicicletas em Fortaleza no período de 2013 a 2016

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Economia

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Castro, Maria Amélia Bezerra Freire

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Ceará

Município

Fortaleza

Ano da publicação

2017

Palavra chave 1

Comércio

Palavra chave 2

Mercado

Palavra chave 3

mobilidade urbana

Palavra chave 4

Políticas Públicas

Descrição

O presente trabalho tem por objetivo estudar a relação entre o mercado de vendas de bicicletas, abertura de firmas, arrecadação de ICMS e acidentes de trânsito envolvendo ciclista em resposta à implantação da política pública de mobilidade urbana a partir do sistema de transporte cicloviário, realizado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza. Foram realizadas análises a partir do ano de 2003 até 2017, sendo que o estudo de acidentes envolvendo ciclistas foi realizado a partir de 1996. Para isto, utilizam-se informações da SEFAZ (arrecadação de ICMS, quantidade e abertura de empresas), PMF (ciclofaixas, ciclorrotas, projeto Bicicletar) e DATASUS (acidentes de trânsitos com ciclistas). A partir de análises estatísticas descritivas, observa-se uma correlação positiva entre o aumento da implementação das ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas e o projeto bicicletar e o aquecimento da economia no setor produtivo de bicicletas.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.