A mobilidade urbana no DF: um estudo sobre o sistema não motorizado + BIKE
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Monografia/TCC)
Curso ou área do conhecimento
Administração
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Adilson Gomes da Silva Junior
Língua
Português
Abrangência geográfica
Estadual
País
Brasil
Estado
Distrito Federal
Ano da publicação
2020
Palavra chave 1
mobilidade urbana
Palavra chave 2
Sustentabilidade
Descrição
As bicicletas compartilhadas são uma alternativa de mobilidade urbana sustentável em que a partir de uma empresa qualificada se instalam estações em pontos da cidade e o usuário pode alugar, utilizar e devolver em qualquer uma das estações. Essa pesquisa teve como base o +BIKE, sistema de compartilhamento de bicicletas do Distrito Federal e teve como objetivo: descrever o atual cenário do sistema de mobilidade sustentável do Distrito Federal comparando as estruturas existentes, pesquisando as diferenças entre as estruturas, entendendo o perfil do usuário do +BIKE e identificando as possíveis barreiras e facilidades enfrentadas pelo poder público e pelo cidadão. A pesquisa é do tipo qualitativa descritiva. O procedimento para coleta de dados correspondeu a duas entrevistas com gestores públicos da Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal e 26 entrevistas com cidadãos usuários do +BIKE e análise documental. Para a análise dos dados coletados, foi empregada a técnica de análise de conteúdo. Com base nisso, foi possível identificar as falhas no atual sistema de infraestrutura de mobilidade urbana sustentável no Distrito Federal. Também foi possível identificar que a priorização do transporte motorizado e a segurança pública são as barreiras enfrentadas pelo poder público para uma satisfatória política de mobilidade urbana sustentável no DF. Foi possível identificar a receptividade/demanda como principal facilidade para implantar políticas de mobilidade urbana sustentável. O estudo permitiu identificar o perfil e a finalidade de uso do +BIKE pela população usuária, assim como as facilidades e barreiras enfrentadas por esta. Por último o estudo permitiu classificar em qual geração se encontra o +BIKE.