A influência do microclima urbano na decisão pelo uso da bicicleta como meio de transporte no centro expandido da Cidade de São Paulo

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Arquitetura e urbanismo

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Arquitetura e Urbanismo

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

São Paulo

Município

São Paulo

Ano da publicação

2019

Palavra chave 1

Micromobilidade

Palavra chave 2

mobilidade urbana

Palavra chave 3

Políticas Públicas

Descrição

A bicicleta encaixa-se na definição de transporte ambientalmente sustentável. Contribui com a redução dos congestionamentos, da poluição, da emissão de Gases de Efeito Estufa-GEE, otimiza o uso dos espaços urbanos e melhora a qualidade de vida dos habitantes. Proporciona ainda benefícios físicos e econômicos aos usuários. Apesar das políticas brasileiras de mobilidade urbana priorizarem os deslocamentos não motorizados e da bicicleta ser uma opção viável aos caóticos sistemas de mobilidade, na cidade de São Paulo ela representa menos de 10% dos deslocamentos para o trabalho. Diversos fatores influenciam os ciclistas em potencial a optar diariamente pela bicicleta como meio de transporte, entre eles os aspectos climáticos e microclimáticos. O presente trabalho apresenta a correlação entre aspectos ambientais e o fluxo de bicicletas em duas escalas: A do centro expandido da cidade de São Paulo, por meio dos dados de um sistema de compartilhamento de bicicletas, e a da ciclovia ao longo da Avenida Faria Lima. O índice de Temperatura Equivalente Percebida – TEP é aplicado aos ciclistas, buscando investigar como a sensação e preferência térmica dos ciclistas, ou seja as condições de conforto/desconforto térmico, influenciam sua decisão pelo uso da bicicleta nos deslocamentos para o trabalho.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.