A INFLUÊNCIA DO AMBIENTE DE BAIRRO PARA USO DA BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE: Estudo de caso das cidades de Niterói e Recife

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Arquitetura e urbanismo

Veículo

Revista de arquitetura, cidade e contemporaneidade

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Bruna Beatriz Bortoletto Macciantelli; Raquel Bourquard; Fátima Priscila Morela Edra

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2022

Palavra chave 1

ciclabilidade

Palavra chave 2

Ciclismo urbano

Palavra chave 3

Ciclovias/ciclofaixas

Palavra chave 4

Infraestrutura

Palavra chave 5

Mobilidade Sustentável

Descrição

Este artigo aborda o perfil do ciclista, motivações, destinos, frequência e impeditivos ao uso da bicicleta, assim como os ambientes de bairro em que esses ciclistas estão e sua infraestrutura. Objetivou-se entender como o ambiente de bairro influencia o uso da bicicleta como meio de transporte. As cidades de Niterói e Recife foram o estudo de caso. A metodologia teve por base pesquisas quantitativas longitudinais realizadas nas duas cidades no período de 2012 a 2020. Os resultados mostraram que a carência de infraestrutura cicloviária e o trânsito são apontadas como principais impeditivos. Ademais, que melhores níveis de segurança/educação fariam as pessoas pedalarem mais em ambas as cidades, havendo ainda bastante espaço para melhorar e desenvolver bairros e cidades, os quais poderão propiciar a adoção da bicicleta como meio de transporte.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.