A influência das variáveis microclimáticas na decisão pelo uso da bicicleta em centros urbanos: uma revisão da literatura

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Arquitetura

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Mariana de Cillo Malufe Spignardi, Leonardo Marques Monteiro,

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2017

Palavra chave 1

Clima

Palavra chave 2

Incentivo

Palavra chave 3

mobilidade urbana

Palavra chave 4

Planejamento

Palavra chave 5

Políticas Públicas

Palavra chave 6

Sustentabilidade

Descrição

Este artigo se propõe a fazer uma revisão da literatura a respeito da correlação entre variáveis microclimáticas como temperatura média do ar, níveis de precipitação e velocidade do vento com a decisão pelo uso da bicicleta em centros urbanos. O artigo contém a sistematização do processo de revisão da literatura, dividido em duas etapas: (1) identificação e seleção dos artigos e (2) análise sistemática do conteúdo, consolidando as principais colocações dos autores. Foi identificado que as variáveis microclimáticas influenciam usuários de transportes ativos, como pedestres e ciclistas, e que a variação na temperatura média do ar e a presença de precipitação são os aspectos de maior influência na decisão pelo uso da bicicleta, tanto para percursos utilitários quanto para recreativos, sendo estes os mais impactados. Outros aspectos que influenciam o uso da bicicleta, como os socioeconômicos e culturais, também são abordados de forma a complementar a análise da influência das variáveis ambientais. A contribuição deste artigo se dá pela sistematização do método empregado na pesquisa bibliográfica e das correlações identificadas por outros autores entre variáveis microclimáticas e o uso da bicicleta em centros urbanos.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.