A história da bicicleta em Blumenau

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Trabalho de disciplina)

Curso ou área do conhecimento

Jornalismo

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Anna Carolina Clasen Anesi de Novaes Dutra Coirolo

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Santa Catarina

Município

Blumenau

Ano da publicação

2024

Palavra chave 1

Bicicleta

Palavra chave 2

Educação

Palavra chave 3

História

Descrição

*** trabalho inscrito para o bicicultura/fórum mundia da bicicleta ***

 

Os produtos jornalísticos são normalmente associados aos modelos mais usuais de formato, como rádio, televisão e texto, seja impresso ou digital. A disciplina Jornalismo em Plataformas Multimídias, ministrada pela Profª Dra. Clarissa J. Pereira para o terceiro semestre do curso de Jornalismo da FURB, propôs um modelo diferente de apresentação de conteúdo jornalístico. A pauta foi a história da bicicleta no município de Blumenau/SC. A pauta foi a história da bicicleta no município de Blumenau/SC.

A proposta foi a construção de um jornalismo em quadrinhos, que também inclui todos os processos jornalísticos de pauta, apuração, entrevista e escrita, mas com o valor estético da representação visual de uma história.

Para o conteúdo, foram entrevistados a historiadora Sueli Petry, o coordenador da Escola Pública de Trânsito de Blumenau, Marco Rebello, e integrantes da Associação Blumenauense Pró-Ciclovias (ABC), além da consulta em documento bibliografica. Para as imagens, optou-se por fazer montagens no aplicativo Canva para a criação de cenas, envolvendo os personagens. Com as montagens prontas, utilizou-se o recurso de editor de imagens (filtro) para que se adequasse à proposta de desenho.

No processo de ensino-aprendizagem, foi possível compreender os multimeios nos quais o conteúdo jornalístico pode ser apresentado, atendendo sempre aos critérios de noticiabilidade e da ética. Além de contar de forma única, uma história antes contada por partes.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.