A COOPERAÇÃO PAÍSES BAIXOS-BRASIL COM GOVERNOS, UNIVERSIDADE E SOCIEDADE CIVIL: ATIVIDADES DO PROGRAMA DE PARCERIAS PELA BICICLETA NO BRASIL

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Humanidades

Veículo

ANTP

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Giselle Noceti Ammon Xavier et al.

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

Ano da publicação

2009

Palavra chave 1

cooperação

Palavra chave 2

parceria

Palavra chave 3

Universidade

Descrição

RESENHA

 

Existe um crescente convencimento de políticos e de profissionais técnico-acadêmicos do setor transporte sobre a capacidade da bicicleta funcionar como transporte de massa para pequenos deslocamentos e como alimentadora do transporte coletivo para os deslocamentos maiores. O Programa de Parcerias pela Bicicleta ou Bicycle Partnership Program (BPP) é uma cooperação internacional coordenada pela ONG holandesa Interface for Cycling Expertise (I-ce www.i-ce.info), que vem oferecendo gratuitamente a experiência holandesa no treinamento do capital humano brasileiro por meio de parcerias com governos, universidades e sociedade civil. O objetivo é que as universidades incluam o tema da bicicleta em seus ensinamentos, suas pesquisas e publicações; que técnicos e profissionais se tornem capazes de planejar redes cicloviárias integradas aos sistemas de transportes já existentes; e que grupos de cicloativismo se tornem fortes e capazes de mobilizar a sociedade para aprovação e exigência das iniciativas de inclusão da mobilidade por bicicleta nas cidades. A política do BPP é que cada cidade ou grupo de cicloativismo assistido atue como piloto, permitindo que outros também se beneficiem dos treinamentos e dos modelos de boas práticas colocados em execução. O presente artigo descreve as atividades do Programa de Parcerias pela Bicicleta no Brasil, ressaltando seus aspectos de investimento na formação e treinamento de capital humano brasileiros.

 

Palavras-chaves: Bicicleta, Transporte, Cicloativismo, Cooperação

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.