A bicicleta como meio de transporte: um estudo sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Foz do Iguaçu
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Monografia/TCC)
Curso ou área do conhecimento
Arquitetura e urbanismo
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Jéssica Machado Seolin
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
Paraná
Município
Foz do Iguaçu
Ano da publicação
2020
Palavra chave 1
mobilidade urbana
Palavra chave 2
Planejamento
Palavra chave 3
Políticas Públicas
Palavra chave 4
Sustentabilidade
Descrição
Este trabalho trata questões de mobilidade urbana e cicloviária da cidade de Foz do Iguaçu, Paraná. Estudou-se a relação entre o espaço urbano e a cultura de uso de bicicleta, assim como diretrizes de mobilidade cicloviária em dois grupos de cidades, as pequenas e as médias e grandes no oeste do Paraná e pelo Brasil. São apresentadas as diretrizes do Plano de Mobilidade Urbana de Foz do Iguaçu/PR (Mobi Foz) e um levantamento do perfil dos ciclistas na cidade a fim de realizar uma análise crítica das propostas de projeto do Plano em relação à cultura do uso de bicicleta na cidade. O trabalho realiza uma análise comparativa entre as diretrizes de mobilidade cicloviária das cidades levantadas com as diretrizes presentes no Plano de Mobilidade Urbana de Foz do Iguaçu. Identificou-se que o Plano Mobi Foz prioriza diretrizes de infraestrutura em suas metas e não contempla propostas em eixos que podem contribuir para o desenvolvimento urbano alinhado às agendas de direito à cidade, como interseccionalidade, participação popular e meio ambiente. Do ponto de vista projetual, as propostas das infraestruturas cicloviárias aparecem desarticuladas com as necessidades técnicas de implementação e os equipamentos necessários para garantir uma rede de transporte cicloviário de qualidade. Foi identificado onde pode ser necessário reavaliar as prioridades e o foco das diretrizes do Plano para planejamento, projeto e uso real da possível malha cicloviária, visando incluir a população local e buscar o direito à cidade de forma equânime.