A bicicleta como alternativa de mobilidade urbana em cidades de médio porte: estudo de caso na cidade de Vitória (ES), Brasil

Tipo de publicação

Relatório de Pesquisa

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Malena Ramos Silva, et alii

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Espírito Santo

Município

Vitória

Ano da publicação

2017

Palavra chave 1

CIDADE DE MÉDIO PORTE

Palavra chave 2

mobilidade urbana

Palavra chave 3

Políticas Públicas

Palavra chave 4

Sustentabilidade

Descrição

Dentre as diversas funções urbanas, a mobilidade é de fundamental importância para a dinâmica nas
cidades, pois permeia e conecta os outros serviços essenciais. Os modos não motorizados, associados às
medidas de integração de diferentes modais de transporte, podem ser uma alternativa viável para a
redução dos problemas trazidos pela falta de ordenamento espacial, especialmente nas médias e
grandes cidades. O objetivo desse trabalho foi identificar os fatores que interferem no uso de bicicletas
como veículo de transporte na cidade de Vitória (ES), Brasil. A metodologia foi estruturada a partir da
aplicação de um questionário online com 10 questões objetivas e 02 abertas visando identificar os
principais fatores que incentivam ou desestimulam o uso desse veículo através da percepção dos
respondentes. Os resultados apontaram a infraestrutura cicloviária como principal fator de incentivo,
seguido da economia e de aspectos relacionados à saúde. A carência de estacionamentos apropriados e
também a insegurança se apresentaram como fatores desestimulantes, principalmente nos
deslocamentos diários no trajeto casa-trabalho. Foi também realizado um seminário com a participação
de varios segmentos da sociedade, objetivando ampliar a discussão dos resultados da pesquisa online. A
análise dos dados coletados apontou para a viabilidade dos modos de transporte não motorizados para
Vitória, sendo desejável, além de uma forte campanha educativa relacionada ao conceito de vias
compartilhadas, a implantação de sistemas integrados de transporte, de forma que as ruas não sejam
apenas vias de passagem, mas, também, locais de convivência.

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