10 propostas para estimular o uso e o mercado de bicicletas no país
Tipo de publicação
Relatório de Pesquisa
Tipo de autoria
Outra
Nome do autor
Aliança Bike
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
País
Brasil
Ano da publicação
2020
Palavra chave 1
Coronavírus
Palavra chave 2
Logística e transporte
Descrição
A Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) e suas associadas vêm a público difundir um conjunto de propostas a serem adotadas pelo poder público, nas três esferas de poder, para estimular o uso de bicicletas no processo de enfrentamento e saída da pandemia de coronavírus. Veja abaixo as 10 propostas resumidas:
(1) Ampliar rede de ciclovias, ciclofaixas, bicicletas compartilhadas e bicicletários permanentes nas cidades brasileiras, além de permitir maior acesso de bicicletas ao transporte coletivo (intermodalidade).
(2) Reduzir a carga tributária sobre as bicicletas, para que a população tenha acesso a bicicletas mais baratas e de maior qualidade.
(3) Criar uma rede extra de ciclovias e ciclofaixas temporárias, nas cidades brasileiras, para auxiliar os trabalhadores de atividades essenciais durante a pandemia e no processo de saída dela.
(4) Criar uma linha de crédito atrativa, junto aos bancos públicos, para financiamento de aquisição de bicicletas e bicicletas elétricas pela população brasileira.
(5) Distribuir um voucher de R$ 100,00 para custear especificamente a revisão e o conserto de bicicletas usadas pela população.
(6) Alterar legislação trabalhista para obter pleno reconhecimento da bicicleta como meio de transporte por trabalhadoras e trabalhadores, incluindo a manutenção do vale-transporte pelo uso de bicicleta.
(7) Criar uma política nacional de ciclologística para estimular e dar segurança às entregas feitas em bicicletas em todo o país – desde sempre consideradas um serviço essencial.
(8) Criar políticas públicas (nacionais e regionais) para desenvolvimento do cicloturismo, como forma de aquecer o turismo no país com segurança e distribuição de renda.
(9) Ofertar mais áreas para o ciclismo esportivo e para o lazer em todo o país.
(10) Criar um programa nacional de fortalecimento da economia verde, estimulando setores produtivos que contribuem ativamente para o combate às mudanças climáticas.