Transporte Humano – Cidades com qualidade de vida

Tipo de publicação

Livro

Tipo de autoria

Instituição da Sociedade Civil

Nome do autor

ANTP

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

1997

Palavra chave 1

Cidades Sustentáveis

Palavra chave 2

Outra

Palavra chave 3

Qualidade de vida

Descrição

Esta publicação tem o objetivo de orientar as administrações municipais do
Brasil sobre como formular e implementar políticas e ações de desenvolvimento
urbano, transporte e trânsito. A sua importância está relacionada ao intenso
processo de urbanização do país, aos problemas daí decorrentes e à necessidade
da administração pública estar melhor informada e preparada para
tomar as decisões necessárias que garantam níveis adequados de serviço de
transporte e trânsito às populações urbanas.
A edição deste documento faz parte de um projeto mais amplo da Associação
Nacional de Transportes Públicos – ANTP denominado Projeto Transporte
Humano – PTH, cujo objetivo é propor formas de reorganização das cidades
e do transporte urbano no Brasil para melhorar as condições de circulação
e a qualidade de vida urbana para todos e garantir maior eficiência à
economia.
A primeira atividade desse projeto foi o lançamento, nos meados de 1996, de
uma pequena cartilha, o “Projeto Transporte Humano”, contendo suas idéias
básicas. Esse documento foi amplamente divulgado aos prefeitos e membros
do Poder Legislativo (municipal, estadual e federal), às principais lideranças
setoriais e empresariais e aos principais candidatos a prefeito de centenas de
cidades do país. Tudo isso visando fortalecer a presença do transporte público
no clima eleitoral das eleições municipais.
A segunda etapa do Projeto Transporte Humano foi a elaboração desta publicação.
A decisão de organizá-la partiu do Conselho Diretor da ANTP a partir
de um encontro nacional dos seus membros dirigentes, realizado em 1995 no
Rio de Janeiro – que à época chamou-se “Agenda Guanabara“. Ali surgiu a idéia
de redigir um documento de grande abrangência, que retratasse a rica experiência
brasileira em transporte urbano e trânsito de uma forma útil para os administradores
e interessados. O documento deveria incluir exemplos de experiências
bem-sucedidas que pudessem ser transplantadas para outras cidades, à
semelhança dos relatos sobre “projetos exitosos” que ocorrem no âmbito dos
Fóruns de Secretários de Transporte Urbano coordenados pela ANTP – nos níveis
nacional e estadual – e dentro do espírito que norteou o encontro Habitat
II realizado pela ONU em Istambul, em 1996.
Esta publicação não é, portanto, um manual técnico com instruções detalhadas
sobre a execução de projetos e nem substitui o trabalho técnico que
precisa ser feito, caso a administração municipal opte por implementar alguma
solução aqui citada. Ele tem caráter de orientação, contendo propostas
de políticas e ações de desenvolvimento urbano, transporte e trânsito,
para que os interessados possam conhecer como têm sido tratadas estas
questões no Brasil e então decidir quais devem ser as medidas que interessam
aos seus municípios.

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