REVISÃO DA LIETRATURA SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E INTERNACIONAIS PARA O TRANSPORTE ESCOLAR POR BICICLETAS
Tipo de publicação
Artigo
Curso ou área do conhecimento
Planejamento Urbano
Veículo
Anais do 33º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET, Balneário Camboriú-SC
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Debora Batista Basílio; Letícia Gonçalves Silva; Poliana de Sousa Leite e Willer Luciano Carvalho
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
País
Brasil
Ano da publicação
2019
Palavra chave 1
Planejamento
Palavra chave 2
Transporte Cicloviário
Descrição
Reporta-se neste o uso da bicicleta para realização do trajeto casa-escola-casa de modo que, o objetivo consiste
na realização de uma revisão sistemática da literatura para analisar as políticas públicas nacionais e
internacionais direcionadas ao transporte de estudantes por bicicleta. Para isso, foram utilizadas as bases de
dados Google Acadêmico, Periódicos CAPES/MEC, US National Library of Medicine e National Institutes of
Health, e de palavras-chave como deslocamento ativo e bicicleta escolar, podendo concluir com a análise dos
estudos selecionados que a maioria das políticas internacionais investem em questões de infraestrutura para os
ciclistas nas proximidades das escolas e, no Brasil, as políticas consistem em definir um modelo de bicicleta e
associá-la como meio complementar à outros veículos.