INTEGRAÇÃO BICICLETA-TRANSPORTE PÚBLICO NO CONTEXTO DE GRANDES CIDADES BRASILEIRAS
Tipo de publicação
Artigo
Curso ou área do conhecimento
Planejamento Urbano
Veículo
Anais do 33º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET, Balneário Camboriú-SC
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Tais Barreto Costa; Matheus Fontenelle Siqueira; Raquel Chaves Costa Lima; André Soares Lopes e Carlos Felipe Grangeiro Loureiro
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
País
Brasil
Ano da publicação
2019
Palavra chave 1
Planejamento
Palavra chave 2
Transporte Cicloviário
Descrição
A bicicleta, ao ser utilizada como modo de acesso e difusão ao transporte público, pode ser ferramenta para
redução de disparidades, permitindo maior acessibilidade à população de baixa renda dependente do transporte
público. Apesar das potencialidades dessa integração em países em desenvolvimento, a comunidade científica
tem feito a conceitualização do fenômeno a partir da realidade de países desenvolvidos, a qual é, por hipótese,
diferente daquela observada no contexto de grandes cidades brasileiras. Esse trabalho busca, dessa forma,
caracterizar a ocorrência da integração bicicleta-transporte público (B+TP) em uma capital brasileira, Fortaleza,
do ponto de vista da oferta e da demanda. Partindo de uma representação conceitual dessa integração, analisouse dados empíricos de preferência revelada e declarada, provenientes de entrevistas com usuários dos
bicicletários e sistemas de bicicleta compartilhada de pesquisas já realizadas. As hipóteses investigadas apontam
que a integração B+TP é influenciada por aspectos como renda, gênero, motivo e distância de viagem, bem
como segurança pública e viária.