INTEGRAÇÃO BICICLETA-TRANSPORTE PÚBLICO NO CONTEXTO DE GRANDES CIDADES BRASILEIRAS

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Planejamento Urbano

Veículo

Anais do 33º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET, Balneário Camboriú-SC

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Tais Barreto Costa; Matheus Fontenelle Siqueira; Raquel Chaves Costa Lima; André Soares Lopes e Carlos Felipe Grangeiro Loureiro

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2019

Palavra chave 1

Planejamento

Palavra chave 2

Transporte Cicloviário

Descrição

A bicicleta, ao ser utilizada como modo de acesso e difusão ao transporte público, pode ser ferramenta para
redução de disparidades, permitindo maior acessibilidade à população de baixa renda dependente do transporte
público. Apesar das potencialidades dessa integração em países em desenvolvimento, a comunidade científica
tem feito a conceitualização do fenômeno a partir da realidade de países desenvolvidos, a qual é, por hipótese,
diferente daquela observada no contexto de grandes cidades brasileiras. Esse trabalho busca, dessa forma,
caracterizar a ocorrência da integração bicicleta-transporte público (B+TP) em uma capital brasileira, Fortaleza,
do ponto de vista da oferta e da demanda. Partindo de uma representação conceitual dessa integração, analisouse dados empíricos de preferência revelada e declarada, provenientes de entrevistas com usuários dos
bicicletários e sistemas de bicicleta compartilhada de pesquisas já realizadas. As hipóteses investigadas apontam
que a integração B+TP é influenciada por aspectos como renda, gênero, motivo e distância de viagem, bem
como segurança pública e viária.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.