CARACTERIZAÇÃO DOS LOCAIS DE ULTRAPASSAGENS PERIGOSAS PARA CICLISTAS
Tipo de publicação
Artigo
Curso ou área do conhecimento
Planejamento Urbano
Veículo
Anais do 33º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes da ANPET, Balneário Camboriú-SC
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Thiago Vinicius Louro; Heliana Barbosa Fontenele e Carlos Alberto Prado da Silva Junior
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
País
Brasil
Ano da publicação
2019
Palavra chave 1
Infraestrutura
Palavra chave 2
Segurança viária
Palavra chave 3
Transporte Cicloviário
Descrição
O objetivo deste estudo é caracterizar os locais com maiores chances de ultrapassagens perigosas de veículos
motorizados em relação aos ciclistas na cidade de Londrina/PR. Para o caso específico deste estudo, é
considerada ultrapassagem perigosa o evento que ocorre quando um veículo, com velocidade acima da média,
ultrapassa uma bicicleta a uma distância lateral menor que 1,5 metros. Para identificar e caracterizar estes locais,
um ciclista percorreu uma rota de ida e volta para o trabalho. A bicicleta usada estava equipada com um radar
para detectar a velocidade de aproximação dos veículos motorizados e um sensor ultrassônico instalado em um
rack traseiro para estimar as distâncias laterais das ultrapassagens. Os locais com mais chances de ultrapassagens
perigosas são as marginais de rodovia e vias urbanas em geral. Em relação às vias urbanas, os trechos perigosos
possuem uma configuração de perfil longitudinal com rampa descendente, duas curvas côncavas, rampa
ascendente e semáforos em cada rampa.