Itens Básicos do Termo de Referência para a Elaboração dos Planos de Ciclomobilidade Nos Municípios Paranaenses
Tipo de publicação
Manual
Tipo de autoria
Instituição da Sociedade Civil
Nome do autor
Cicloiguaçu
Língua
Português
Abrangência geográfica
Estadual
País
Brasil
Estado
Paraná
Ano da publicação
2013
Palavra chave 1
Avaliação
Palavra chave 2
Ciclomobilidade
Palavra chave 3
espaço público
Palavra chave 4
Estacionamento
Palavra chave 5
Planejamento
Palavra chave 6
Plano Diretor Cicloviário
Palavra chave 7
Rotas cicláveis
Descrição
Em princípios gerais, a elaboração dos planos de mobilidade por bicicleta deve partir da
premissa que há duas abordagens que devem coexistir e se combinar ao longo da produção do
Plano: uma técnica e outra da discussão social.
A abordagem técnica utiliza as metodologias clássicas de planejamento de transporte,
fundamentadas no levantamento de dados quantitativos, no emprego de meios de
representação dos atributos e relações espaciais (mapas, desenhos, esquemas ilustrativos), no
uso de métodos de previsão de demanda (modelos de transporte) e no uso de instrumentos de
simulação do desempenho de redes de transporte com base em indicadores de desempenho
econômico e social.
Na abordagem social cabe a utilização de métodos que permitam, a partir da discussão com a
sociedade, uma compreensão do que as pessoas, entidades e setores econômicos pensam das
condições de mobilidade no município e da receptividade e aprovação das medidas que venham
a ser definidas; esta abordagem também pode produzir indicadores qualitativos e quantitativos
que expressem algumas variáveis importantes à análise.
É importante que as reuniões, audiências e outros eventos de discussão pública ocorram com
base em informações sistematizadas sobre a infra-estrutura, demanda e oferta de serviços,
obtidas pela aplicação das metodologias técnicas, permitindo a ampliação da capacidade de
interlocução e de moderação das discussões.