Itens Básicos do Termo de Referência para a Elaboração dos Planos de Ciclomobilidade Nos Municípios Paranaenses

Tipo de publicação

Manual

Tipo de autoria

Instituição da Sociedade Civil

Nome do autor

Cicloiguaçu

Língua

Português

Abrangência geográfica

Estadual

País

Brasil

Estado

Paraná

Ano da publicação

2013

Palavra chave 1

Ciclomobilidade

Palavra chave 2

espaço público

Palavra chave 3

Estacionamento

Palavra chave 4

Planejamento

Palavra chave 5

Plano Diretor Cicloviário

Palavra chave 6

Rotas cicláveis

Descrição

Em princípios gerais, a elaboração dos planos de mobilidade por bicicleta deve partir da
premissa que há duas abordagens que devem coexistir e se combinar ao longo da produção do
Plano: uma técnica e outra da discussão social.
A abordagem técnica utiliza as metodologias clássicas de planejamento de transporte,
fundamentadas no levantamento de dados quantitativos, no emprego de meios de
representação dos atributos e relações espaciais (mapas, desenhos, esquemas ilustrativos), no
uso de métodos de previsão de demanda (modelos de transporte) e no uso de instrumentos de
simulação do desempenho de redes de transporte com base em indicadores de desempenho
econômico e social.
Na abordagem social cabe a utilização de métodos que permitam, a partir da discussão com a
sociedade, uma compreensão do que as pessoas, entidades e setores econômicos pensam das
condições de mobilidade no município e da receptividade e aprovação das medidas que venham
a ser definidas; esta abordagem também pode produzir indicadores qualitativos e quantitativos
que expressem algumas variáveis importantes à análise.
É importante que as reuniões, audiências e outros eventos de discussão pública ocorram com
base em informações sistematizadas sobre a infra-estrutura, demanda e oferta de serviços,
obtidas pela aplicação das metodologias técnicas, permitindo a ampliação da capacidade de
interlocução e de moderação das discussões.

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