O custo do caos

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Políticas Públicas

Veículo

IPEA

Tipo de autoria

Instituição pública

Nome do autor

IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2009

Palavra chave 1

Desenvolvimento

Palavra chave 2

mobilidade urbana

Palavra chave 3

Moradia

Palavra chave 4

Políticas Públicas

Descrição

Uma pessoa que mora em Taguatinga, a 30 quilômetros de Brasília, perde diariamente mais de duas horas no trânsito para trabalhar no Plano Piloto e voltar para casa. A cidade modelo, projetada para ter
trânsito livre, já convive há algum tempo com os constantes engarrafamentos, fenômeno antes limitado aos grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio e Belo Horizonte, onde a situação é bem pior. Na
capital de São Paulo, tornaram-se comuns engarrafamentos de mais de cem quilômetros, como a denunciar o esgotamento do padrão de transporte individual adotado pelo Brasil em detrimento do transporte coletivo. O custo do excesso de carros nas ruas traduz-se em poluição, acidentes de
trânsito, aumento dos gastos com combustível, estresse e tantas doenças causadas pela poluição, além, é claro, do tempo perdido na produção.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.