O custo do caos
Tipo de publicação
Artigo
Curso ou área do conhecimento
Políticas Públicas
Veículo
IPEA
Tipo de autoria
Instituição pública
Nome do autor
IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
País
Brasil
Ano da publicação
2009
Palavra chave 1
Desenvolvimento
Palavra chave 2
mobilidade urbana
Palavra chave 3
Moradia
Palavra chave 4
Políticas Públicas
Descrição
Uma pessoa que mora em Taguatinga, a 30 quilômetros de Brasília, perde diariamente mais de duas horas no trânsito para trabalhar no Plano Piloto e voltar para casa. A cidade modelo, projetada para ter
trânsito livre, já convive há algum tempo com os constantes engarrafamentos, fenômeno antes limitado aos grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio e Belo Horizonte, onde a situação é bem pior. Na
capital de São Paulo, tornaram-se comuns engarrafamentos de mais de cem quilômetros, como a denunciar o esgotamento do padrão de transporte individual adotado pelo Brasil em detrimento do transporte coletivo. O custo do excesso de carros nas ruas traduz-se em poluição, acidentes de
trânsito, aumento dos gastos com combustível, estresse e tantas doenças causadas pela poluição, além, é claro, do tempo perdido na produção.