Mobilidade Humana através da Bicicleta

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Psicologia

Veículo

Revista da Faculdade de Ciência Médica - Sorocaba

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Sonia Chébel Mercado Sparti

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Paraná

Município

Maringá

Ano da publicação

2019

Palavra chave 1

Humanização

Palavra chave 2

Outra

Descrição

Uma pessoa que reside em um bairro de uma cidade de porte médio, trabalha em outro e estuda, à noite, em outro ainda, realiza, no mínimo, seis deslocamentos diários pela cidade, se for almoçar e jantar em sua casa. Os quatro primeiros deslocamentos, ela realiza com seu carro; à noite, utiliza uma perua escolar para ir e voltar da universidade. Essa mesma pessoa tem uma irmã que não trabalha fora de casa, estuda à noite em outra universidade, mas é encarregada de levar, diariamente, os dois sobrinhos menores à pré-escola, pela manhã, buscá-los na hora do almoço e levá-los às aulas de natação, no final da tarde. Em cada um desses seis deslocamentos diários, cada uma delas percorre, no mínimo, sete quilômetros e encontra outras pessoas que também estão se deslocando, através da utilização de automóveis, bicicletas, motocicletas, ônibus, caminhões ou, mesmo, enquanto pedestres.
Multiplicando o número de deslocamentos diários de cada pessoa, pelo número de habitantes de uma cidade, temos milhares ou milhões de deslocamentos realizados nessa cidade, em apenas um dia! Esse conjunto de deslocamentos ou essa diversidade de movimentos característicos da circulação humana recebe o nome de trânsito ou mobilidade humana.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.