Cartilha do Ciclista – Pref. São Paulo

Tipo de publicação

Manual

Tipo de autoria

Instituição pública

Nome do autor

Prefeitura de São Paulo

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

São Paulo

Município

São Paulo

Ano da publicação

2015

Palavra chave 1

Educação

Palavra chave 2

Estacionamento

Palavra chave 3

Rede Cicloviária

Palavra chave 4

segurança

Palavra chave 5

Sinalização

Palavra chave 6

Sustentabilidade

Palavra chave 7

Trânsito

Descrição

O programa de bicicletas de São Paulo tem como objetivo estimular o uso da bicicleta como meio de transporte ecológico, saudável, econômico e rápido.
A exemplo das grandes capitais do mundo, São Paulo está se estruturando para receber esse meio de transporte como uma solução viável para aliviar o trânsito, contribuindo para o desenvolvimento de
uma cidade mais sustentável. Com a colaboração das autoridades, da população e de você, ciclista, vamos incorporar as bikes à rotina de São Paulo, proporcionando melhor qualidade de vida para todos.
Além do nítido impacto positivo na mobilidade da cidade, andar de bicicleta traz benefícios para a saúde e para o meio ambiente. É também uma atividade recreativa que permite mais contato entre o ciclista e sua cidade, permitindo conhecê-la melhor. Mais que isso, a bicicleta é um meio de transporte rápido, econômico e não poluente, servindo como excelente opção de locomoção, reduzindo os congestionamentos e aliviando o transporte público.
Porém, andar de bicicleta pela cidade exige atenção, cuidados e também respeito aos pedestres e demais meios de transporte.
Nesta cartilha, você encontra regras e boas práticas para criarmos uma convivência saudável, harmônica e segura. Se você já é um ciclista ou pretende se juntar a outros milhares, compartilhamos aqui algumas dicas e orientações.
Aproveitamos também para convidar todos a pedalar por São Paulo.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.