PROJETO CIDADE BICICLETA: MOBILIDADE PARA TODOS

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Engenharia de Transportes

Veículo

CONINFRA 2010 - 4o TRANSPORTATION INFRASTRUCTURE CONFERENCE

Tipo de autoria

Instituição pública

Nome do autor

LÍVIA GABRIELLI, GRAÇA GONDIM DOS SANTOS PEREIRA, ITAMAR KALIL, JUSSARA QUEIROZ, LOURENÇO MUELLER, PAULO ROBERTO CARVALHO, WOLFGANG REIBER

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Bahia

Município

Salvador

Ano da publicação

2010

Palavra chave 1

Bicicleta

Palavra chave 2

Cidade

Palavra chave 3

Inclusão social

Palavra chave 4

Infraestrutura

Palavra chave 5

Mobilidade

Palavra chave 6

Sustentabilidade

Descrição

Preparar a cidade para a modernidade: sustentável, acessível, saudável, e, tratar a exclusão
territorial de mais de 51 % (*) da população, resultante da impossibilidade do custeio do transporte
coletivo, motivou a concepção do Projeto Cidade Bicicleta como um Programa Estruturante e
Transversal para o governo do estado da Bahia. A bicicleta, como meio de transporte integrado ao
sistema de transporte coletivo, representa uma solução alternativa e efetiva para o transporte nas
cidades: um objeto individual e uma solução para todos.
Fundamentado nos conceitos de inclusão territorial, economicidade, mobilidade sustentável,
segmentação / integração e segurança, este Projeto, abrangente e abarcante, integra cidades médias
da Bahia, Salvador e sua Macrorregião, e, está adequado às distintas dimensões de sustentabilidade:
ambiental, menos poluição, menor aquecimento; social, inclusão da maioria da população e
segurança nos deslocamentos; econômica, melhor relação custo / benefício dentre os meios de
transporte e intensificação da dinâmica socioeconômica; cultural e territorial, nova percepção do
ambiente urbano, conhecimento de áreas nunca visitadas; política, abrangente no território e no
amplo alcance social.
O sistema apóia-se no tripé: infraestrutura física, promoção da logística e gestão. Está estruturado
em circuitos de três categorias: Especiais, como o que interliga as praças esportivas para a Copa
2014; Principais, do trabalhador, de lazer e cultural; e, Secundários, aqueles que drenam os fluxos
dos bairros até os terminais de transportes e estruturam sistemas de circulação locais.

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