PROJETO CIDADE BICICLETA: MOBILIDADE PARA TODOS
Tipo de publicação
Artigo
Curso ou área do conhecimento
Engenharia de Transportes
Veículo
CONINFRA 2010 - 4o TRANSPORTATION INFRASTRUCTURE CONFERENCE
Tipo de autoria
Instituição pública
Nome do autor
LÍVIA GABRIELLI, GRAÇA GONDIM DOS SANTOS PEREIRA, ITAMAR KALIL, JUSSARA QUEIROZ, LOURENÇO MUELLER, PAULO ROBERTO CARVALHO, WOLFGANG REIBER
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
Bahia
Município
Salvador
Ano da publicação
2010
Palavra chave 1
Bicicleta
Palavra chave 2
Cidade
Palavra chave 3
Inclusão social
Palavra chave 4
Infraestrutura
Palavra chave 5
Mobilidade
Palavra chave 6
Sustentabilidade
Descrição
Preparar a cidade para a modernidade: sustentável, acessível, saudável, e, tratar a exclusão
territorial de mais de 51 % (*) da população, resultante da impossibilidade do custeio do transporte
coletivo, motivou a concepção do Projeto Cidade Bicicleta como um Programa Estruturante e
Transversal para o governo do estado da Bahia. A bicicleta, como meio de transporte integrado ao
sistema de transporte coletivo, representa uma solução alternativa e efetiva para o transporte nas
cidades: um objeto individual e uma solução para todos.
Fundamentado nos conceitos de inclusão territorial, economicidade, mobilidade sustentável,
segmentação / integração e segurança, este Projeto, abrangente e abarcante, integra cidades médias
da Bahia, Salvador e sua Macrorregião, e, está adequado às distintas dimensões de sustentabilidade:
ambiental, menos poluição, menor aquecimento; social, inclusão da maioria da população e
segurança nos deslocamentos; econômica, melhor relação custo / benefício dentre os meios de
transporte e intensificação da dinâmica socioeconômica; cultural e territorial, nova percepção do
ambiente urbano, conhecimento de áreas nunca visitadas; política, abrangente no território e no
amplo alcance social.
O sistema apóia-se no tripé: infraestrutura física, promoção da logística e gestão. Está estruturado
em circuitos de três categorias: Especiais, como o que interliga as praças esportivas para a Copa
2014; Principais, do trabalhador, de lazer e cultural; e, Secundários, aqueles que drenam os fluxos
dos bairros até os terminais de transportes e estruturam sistemas de circulação locais.