A BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE NA CIDADE DE SALVADOR: A REALIDADE E SUAS CONTRADIÇÕES.

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Monografia/TCC)

Curso ou área do conhecimento

Geografia

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

PHILIPP DE ANDRADE BERNDT

Língua

Português

Abrangência geográfica

Metropolitana

País

Brasil

Ano da publicação

2017

Palavra chave 1

Bicicleta

Palavra chave 2

Ciclovias/ciclofaixas

Palavra chave 3

infraestrutura cicloviária

Palavra chave 4

Meios de transporte

Palavra chave 5

mobilidade urbana

Palavra chave 6

Segregação socioespacial

Descrição

A presença de infraestruturas cicloviárias e, consequentemente, de mais usuários do modal
cicloviário de transporte é fato recente na cidade de Salvador-Ba. O contexto político no qual
se dá o aparecimento desse modal como um meio efetivo de transporte em Planos Diretores é
também uma novidade para a cidade. Buscou-se entender de que modo esse Sistema
Cicloviário vem sendo pensado e implantado. O aporte de referenciais teóricos permitiu a
compreensão dos conceitos de Segregação Socioespacial e de Mobilidade, bem como a forma
segregada de se produzir o espaço urbano, dentro do contexto soteropolitano. Realizou-se,
com algumas limitações, um mapeamento do Sistema Cicloviário de Salvador presente até
janeiro de 2017. O mapa indicou uma distribuição extremamente desigual das infraestruturas
cicloviárias relacionando-se diretamente com o nível de renda da população. A
descontinuidade e a pouca abrangência espacial dessas infraestruturas foram traços marcantes,
quando analisada a área do município de Salvador como um todo. Escolheram-se dois
recortes, as ciclovias da Orla Atlântica e da Avenida Suburbana, para obtenção de dados
primários mais precisos relativos aos perfis dos ciclistas usuários das mesmas e os principais
usos que lhes são dados. A escolha se justificou por serem ciclovias localizadas em regiões
contrastantes no tocante aos perfis socioeconômicos da população residente. Aplicou-se
questionários aos ciclistas usuários nos dois recortes, fazendo-se sempre os trajetos através do
modal cicloviário para se obter um conhecimento empírico e em loco dos usos de ambas
ciclovias. Concluiu-se que as infraestruturas cicloviárias que vêm sendo implantadas em
Salvador localizam-se, em geral, nos bairros mais centrais e com população de maior poder
aquisitivo, em detrimento dos bairros populares e periféricos, que concentram a população
que mais usa o modal como meio de transporte.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.