A BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE NA CIDADE DE SALVADOR: A REALIDADE E SUAS CONTRADIÇÕES.
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Monografia/TCC)
Curso ou área do conhecimento
Geografia
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
PHILIPP DE ANDRADE BERNDT
Língua
Português
Abrangência geográfica
Metropolitana
País
Brasil
Ano da publicação
2017
Palavra chave 1
Bicicleta
Palavra chave 2
Ciclovias/ciclofaixas
Palavra chave 3
infraestrutura cicloviária
Palavra chave 4
Meios de transporte
Palavra chave 5
mobilidade urbana
Palavra chave 6
Segregação socioespacial
Descrição
A presença de infraestruturas cicloviárias e, consequentemente, de mais usuários do modal
cicloviário de transporte é fato recente na cidade de Salvador-Ba. O contexto político no qual
se dá o aparecimento desse modal como um meio efetivo de transporte em Planos Diretores é
também uma novidade para a cidade. Buscou-se entender de que modo esse Sistema
Cicloviário vem sendo pensado e implantado. O aporte de referenciais teóricos permitiu a
compreensão dos conceitos de Segregação Socioespacial e de Mobilidade, bem como a forma
segregada de se produzir o espaço urbano, dentro do contexto soteropolitano. Realizou-se,
com algumas limitações, um mapeamento do Sistema Cicloviário de Salvador presente até
janeiro de 2017. O mapa indicou uma distribuição extremamente desigual das infraestruturas
cicloviárias relacionando-se diretamente com o nível de renda da população. A
descontinuidade e a pouca abrangência espacial dessas infraestruturas foram traços marcantes,
quando analisada a área do município de Salvador como um todo. Escolheram-se dois
recortes, as ciclovias da Orla Atlântica e da Avenida Suburbana, para obtenção de dados
primários mais precisos relativos aos perfis dos ciclistas usuários das mesmas e os principais
usos que lhes são dados. A escolha se justificou por serem ciclovias localizadas em regiões
contrastantes no tocante aos perfis socioeconômicos da população residente. Aplicou-se
questionários aos ciclistas usuários nos dois recortes, fazendo-se sempre os trajetos através do
modal cicloviário para se obter um conhecimento empírico e em loco dos usos de ambas
ciclovias. Concluiu-se que as infraestruturas cicloviárias que vêm sendo implantadas em
Salvador localizam-se, em geral, nos bairros mais centrais e com população de maior poder
aquisitivo, em detrimento dos bairros populares e periféricos, que concentram a população
que mais usa o modal como meio de transporte.