História e Ciclismo: A Função Social da Bicicleta Como Meio de Transporte na Cidade de Foz do Iguaçu/PR
Tipo de publicação
Trabalho acadêmico (Monografia/TCC)
Curso ou área do conhecimento
História
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
NELSON GOMES DE SOUZA NETO
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
Paraná
Município
Foz do Iguaçu
Ano da publicação
2010
Palavra chave 1
FUNÇÃO SOCIAL
Palavra chave 2
História
Palavra chave 3
MEIO DE TRANSPORTE
Palavra chave 4
Políticas Públicas
Descrição
Este trabalho buscou apresentar as relações entre o poder público e aqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte na estrutura urbana de Foz do Iguaçu, para isso procurou-se analisar os ciclistas, por serem eles, os portadores da experiência e memória sobre a realidade cotidiana da cidade. A pesquisa também dedicou-se a identificar as finalidades dessa utilização e a existência de políticas públicas oferecidas para viabilizar a inserção de uma mobilidade urbana alternativa.. Por sua vez, procurou-se identificar na prática, essas pessoas que fazem uso da bicicleta, considerando-as enquanto sujeitos históricos e sociais que manifestam suas ações com valores próprios a partir da conjuntura em que estão inseridos.. Como recurso metodológico, utilizamos a fonte oral, compreendendo-a melhor, sobretudo, pelas idéias delineadas por Michael Pollak, para então refletir os depoimentos orais dos ciclistas, que também foram analisados a partir da História Social para desenvolver nosso trabalho. Neste sentido, foi fundamental a obra A pesquisa em História das autoras Maria Viera, Maria Peixoto e Yara Khoury. E para uma análise sobre a cidade de Foz do Iguaçu, para além dos documentos oficiais, como o Plano Diretor Municipal, fizemos a leitura do trabalho realizado por Emílio Gonzales a respeito das experiências sociais na constituição da cidade. Questões relacionadas ao transporte urbano e a cultura do automóvel foram abordadas, principalmente, a partir das obras de Charles Wright e Ned Ludd, respectivamente.
Palavras-chaves: Ciclismo; Meio de Transporte; História Social; Políticas Públicas.