Método para definição de rede de rotas cicláveis em áreas urbanas de cidades de pequeno porte: um estudo de caso para a cidade de Bariri-SP
Tipo de publicação
Artigo
Curso ou área do conhecimento
Planejamento Urbano
Veículo
Transportes
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Marcelo Monari e Paulo Cesar Lima Segantine
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
País
Brasil
Ano da publicação
2019
Palavra chave 1
Ciclovias/ciclofaixas
Palavra chave 2
Cidade de pequeno porte
Palavra chave 3
Nível de estresse
Palavra chave 4
Rotas cicláveis
Palavra chave 5
Transporte Cicloviário
Descrição
Neste trabalho é apresentado um método para definição de rede de rotas cicláveis em áreas urbanas de cidades de pequeno porte. As rotas cicláveis são identificadas de maneira a minimizar a somatória das impedâncias dos segmentos viários que promovem a ligação entre pares origem-destino de interesse ao transporte cicloviário. Estas impedâncias são calculadas considerando-se, para cada segmento, suas respectivas avaliações globais do nível de estresse para ciclistas, e fatores relacionados à declividade e à existência ou possibilidade de inserção de infraestruturas cicloviárias. O estudo de caso, conduzido à cidade de Bariri-SP, mostrou a viabilidade de aplicação do método proposto, permitindo a identificação de 35 rotas cicláveis compostas principalmente por segmentos viários com pequenas declividades e boas avaliações globais do nível de estresse. A reincidência destas rotas permitiu a definição de uma rede composta por 19 eixos viários potencialmente cicláveis distribuídos ao longo de toda a área de estudo.