Método para definição de rede de rotas cicláveis em áreas urbanas de cidades de pequeno porte: um estudo de caso para a cidade de Bariri-SP

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Planejamento Urbano

Veículo

Transportes

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Marcelo Monari e Paulo Cesar Lima Segantine

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2019

Palavra chave 1

Ciclovias/ciclofaixas

Palavra chave 2

Cidade de pequeno porte

Palavra chave 3

Nível de estresse

Palavra chave 4

Rotas cicláveis

Palavra chave 5

Transporte Cicloviário

Descrição

Neste trabalho é apresentado um método para definição de rede de rotas cicláveis em áreas urbanas de cidades de pequeno porte. As rotas cicláveis são identificadas de maneira a minimizar a somatória das impedâncias dos segmentos viários que promovem a ligação entre pares origem-destino de interesse ao transporte cicloviário. Estas impedâncias são calculadas considerando-se, para cada segmento, suas respectivas avaliações globais do nível de estresse para ciclistas, e fatores relacionados à declividade e à existência ou possibilidade de inserção de infraestruturas cicloviárias. O estudo de caso, conduzido à cidade de Bariri-SP, mostrou a viabilidade de aplicação do método proposto, permitindo a identificação de 35 rotas cicláveis compostas principalmente por segmentos viários com pequenas declividades e boas avaliações globais do nível de estresse. A reincidência destas rotas permitiu a definição de uma rede composta por 19 eixos viários potencialmente cicláveis distribuídos ao longo de toda a área de estudo.

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