Estudo de Transporte Cicloviário – Estacionamento (1984)

Tipo de publicação

Manual

Tipo de autoria

Instituição pública

Nome do autor

Ministério dos Transportes - Geipot

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

1984

Palavra chave 1

Bicicletários

Palavra chave 2

Estacionamento

Palavra chave 3

História

Palavra chave 4

Infraestrutura

Palavra chave 5

Planejamento

Palavra chave 6

Políticas Públicas

Palavra chave 7

Transporte

Descrição

ADVERTÊNCIA:
– Esta publicação de autoria da Geipot – Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes do Ministério dos Transportes foi precursora no planejamento cicloviário brasileiro, mas já é bastante antiga – por isso sua inclusão no Acervo do ObservaBici tem valor histórico
– Veja outras publicações antigas da Geipot em https://bit.ly/3jPNlhD (se o link estiver quebrado, procure por Autor “Geipot” na Pesquisa Avançada em https://observatoriodabicicleta.org.br/pesquise/
– A publicação mais atualizada do Governo Federal sobre planejamento cicloviário é o “Caderno de referência para elaboração de Plano de Mobilidade por Bicicleta nas Cidades”, elaborada em 2007 pela Semob – Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades: https://observatoriodabicicleta.org.br/acervo/caderno-de-referencia-para-elaboracao-de-plano-de-mobilidade-por-bicicleta-nas-cidades/ 

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DESCRIÇÃO:
Este relatório destina-se a orientar os interessados sobre as diferentes alternativas de estacionar veículos leves de duas rodas e resulta da convicção de que os estacionamentos é fator preponderantes, senão decisivo, no uso desses veículos como meio de transporte.
Não se prendeu a exaurir as opções de bicicletários, nem isso seria viável, dadas as possibilidades ilimitadas de criação de novas formas e modelos.
Os modelos aqui apresentadas, em sua grande maioria, já são utilizados no Brasil e no exterior, o que representa uma garantia, desse que observadas certas considerações.
É oportuno ressaltar a colaboração de outras entidades, como a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, a Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo S/A – EMPLASA, a Fundação Faria Lima e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas e Ciclomotores, Motoneta e Bicicletas – ABRACICLO, que contribuíram com sugestões para aprimoramento deste trabalho.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.