Holanda Uma história de ciclismo inovador

Tipo de publicação

Relatório de Pesquisa

Tipo de autoria

Instituição da Sociedade Civil

Nome do autor

Dutch Cycling Embassy

Língua

Português

Abrangência geográfica

Internacional/Mundial

País

Brasil

Ano da publicação

2010

Palavra chave 1

Cicloativismo

Palavra chave 2

Desenvolvimento

Palavra chave 3

Pesquisa

Palavra chave 4

Planejamento

Palavra chave 5

Políticas Públicas

Descrição

O ciclismo sempre foi popular na Holanda. No entanto, desde os anos 60, a posse de carro e o seu uso cresceu de forma significativa enquanto que o uso da bicicleta decresceu e atingiu seu patamar mais baixo em 1978. Nas cidades teve início uma luta contra os congestionamentos, poluição do ar, uma baixa qualidade de vida e os muitos acidentes rodoviários. Como resultado disso, os governantes decidiram desenvolver uma série de medidas no sentido de promover o ciclismo, caminhadas e tráfego menos agitado, tais como:
> Reduzindo o acesso de carros aos centros das cidades e criando áreas livre de carros;
> Tornando mais caro o estacionamento nos centros das cidades;
> Construindo ciclovias e reduzindo o espaço destinado para carros nas ruas;
> Facilitando o ciclismo através do planejamento de redes cicloviárias, design de ruas,
sinalização, estacionamento e regulamentação;
> Reduzindo a velocidade máxima na maioria das vias urbanas para 30 km/h ou menos;
> Promovendo o ciclismo através do incentivo do uso de bicicleta e desencorajando o uso do carro

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