Campanha Bicicleta nas Eleições Municipais 2016 – Relatório e Avaliação
Tipo de publicação
Relatório de Pesquisa
Tipo de autoria
Instituição da Sociedade Civil
Nome do autor
UCB - União de Ciclistas do Brasil
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
País
Brasil
Ano da publicação
2016
Palavra chave 1
Avaliação
Palavra chave 2
Cicloativismo
Palavra chave 3
Eleições
Descrição
As eleições são um momento privilegiado para que os movimentos sociais busquem dar visibilidade às suas
pautas, colocando-as na mesa de discussões que então se abre e buscando tanto difundi-las quanto
qualificar a compreensão social sobre as mesmas.
Assim tem sido também como o cicloativismo. Após iniciativas individuais e pontuais ocorridas na década
de 90, a ViaCiclo – Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis realizou em 2008 a primeira
Campanha estruturada de incidência nas eleições municipais.
Em 2012 pelo menos 10 municípios realizaram Campanhas nas eleições municipais e em 2014 seis
organizações de ciclistas realizaram Campanhas junto às candidaturas aos governos estaduais, além de sua
edição nacional, com a exitosa Campanha “Carta Compromisso com a Mobilidade Ciclística“, que foi
assinada por três candidatos à Presidência da República, além de parcial adesão da presidenta eleita.
Assim, no ano de 2016, a UCB – União de Ciclistas do Brasil, com base nestas experiências e ciente da
importância cultural – política, econômica, técnica etc. – das eleições municipais para a definição dos
rumos do país, realizou uma ampla Campanha para que o momento possa ser bem aproveitado mais
amplamente para a inclusão da bicicleta na mobilidade urbana – e na vida social em geral.
Contando com o apoio do Banco Itaú, o Grupo de Trabalho Políticas Públicas da UCB discutiu e moldou um
conjunto de assessorias e ferramentas metodológicas para que organizações de ciclistas de municípios
brasileiras atuassem nas suas respectivas localidades.
Este documento apresenta o relatório desta experiência, a avaliação por parte de quem a executou e
demais informações pertinentes, visando apresentar satisfação social, registrar os resultados e
aprendizados e alicerçar o aprimoramento da Campanha para os anos vindouros.
Ficha técnica:
- Coordenação de Articulação: André Geraldo Soares
- Coordenação de Comunicação: Kelly Hekally
- Coordenação de Campanha: Guilherme Tampieri
- Designer: Yasmim Rech
- Desenvolvedor Web: Kico Zaninetti