Impactos das políticas de redução dos limites de velocidade do transporte motorizado na cidade de São Paulo: Efeito nas condições de tráfego.
Tipo de publicação
Dado
Tipo de autoria
Instituição da Sociedade Civil
Nome do autor
Ciclocidade
Língua
Português
Abrangência geográfica
Municipal
País
Brasil
Estado
São Paulo
Município
São Paulo
Ano da publicação
2025
Palavra chave 1
Fiscalização
Palavra chave 2
Outra
Palavra chave 3
Radares
Palavra chave 4
redução de velocidade
Palavra chave 5
Segurança viária
Palavra chave 6
velocidades
Descrição
O estudo “Impactos das políticas de redução dos limites de velocidade do transporte motorizado na cidade de São Paulo: Efeito nas condições de tráfego” investiga como a redução dos limites de velocidade interferiu (ou não) nos tempos de deslocamento na capital paulista, a partir de milhões de registros de velocidade captados por radares entre 2015 e 2016.
Os resultados mostram que, na ausência de congestionamentos, a velocidade média dos trajetos praticamente não se altera: motoristas apenas freiam nas imediações dos radares e voltam a acelerar logo em seguida, comportamento conhecido como “acelera e freia”. Isso reforça a importância da fiscalização eficaz, como a por velocidade média, e da estabilidade no trânsito como fator de segurança viária.
A publicação integra uma série de estudos da Ciclocidade que buscam contribuir com políticas públicas baseadas em evidências, em especial com o avanço do Projeto de Lei 2789/2023, que propõe limites de velocidade mais seguros, alinhados à OMS, e autoriza a fiscalização por velocidade média no país.
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