Average speed dynamics on urban roads and highways: Influence of traffic infrastructure, vehicle and road characteristics on driving behavior

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Engenharia de Transportes

Veículo

Case Studies on Transport Policy

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

RODRIGO NUNES CAVALCANTE

Língua

Inglês

Abrangência geográfica

Internacional/Mundial

Ano da publicação

2025

Palavra chave 1

Comportamento do motorista

Palavra chave 2

Políticas Públicas

Palavra chave 3

Reconhecimento óptico de caracteres

Palavra chave 4

Velocidade média

Descrição

Dinâmica da velocidade média em rodovias e vias urbanas: o que os dados revelam sobre o comportamento dos motoristas

O artigo de Alan Ricardo da Silva e Rodrigo Nunes Cavalcante, publicado no periódico Case Studies on Transport Policy (Elsevier), apresenta uma análise inédita do comportamento de motoristas a partir de dados de radares com tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) no Distrito Federal.

O estudo mostra como a infraestrutura viária, as características das rodovias e o próprio desejo de acelerar influenciam as velocidades praticadas. Entre os achados, destacam-se o chamado “efeito canguru” — quando condutores reduzem a velocidade antes dos radares e aceleram logo após passá-los — e a constatação de que a potência do veículo não é o principal fator para o excesso de velocidade, mas sim a decisão do motorista.

De forma inovadora e de baixo custo, a pesquisa aponta que a integração e o compartilhamento de dados entre órgãos de trânsito podem ampliar a efetividade das ações de moderação de tráfego, contribuindo para a redução de acidentes e para um sistema viário mais seguro.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.