Cicloativismo | Ciclodesporto | Cicloturismo | Ciclovias/ciclofaixas | Planejamento | políticas de mobilidade
A Bicicleta Como Política Pública: Soluções Urbanas Para Uma Goiânia Acessível Aos Ciclistas
A bicicletização pode permitir um avanço de um modal de transporte ecológico, saudável e seguro em Goiânia, se acompanhado por medidas de infraestrutura que garantam espaços adequados exclusivos nas avenidas para usos (ciclovias e ciclofaixas) e salvaguardas de bicicletas (pessoais e compartilhadas), skates, patins (clássicos e hoverboard) e patinetes (elétricos ou não) – conforme Resolução 996/23 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que permite circulação desses veículos de até 40 km por hora. Em algumas ruas de menor movimento, a uniformização das calçadas, com um mínimo de segurança e acessibilidade, já seria o suficiente para garantir o direito à cidade e à diferença, não somente às Pessoas com Veículos Lentos (velocidade máxima de 40 km por hora), em geral, desconsideradas nos Planos Diretores e Código de Posturas, mas também às Pessoas com Deficiência e Pessoas com Mobilidade Reduzida.
Eliminar as barreiras urbanísticas, arquitetônicas, comunicacionais e atitudinais, de acordo com o expresso no Estatuto da Pessoa com Deficiência e no do Idoso, permite criar uma cidade e um planeta que contemplem todas as singularidades cidadãs e seus direitos de ir e vir de um ponto de maneira segura e otimizada. À guisa de exemplo de Projeto de Bicicletização para a cidade de Goiânia do GT Goiânia 2030, criamos a Campanha GO BIKE, que consiste em um projeto Mídia Advocacy em defesa da Bicicleta como veículo de Mobilidade Urbana, de Saúde Coletiva e Sustentabilidade Ambiental e Turismo Cultural:
Identificação de Problemas: congestionamentos, privações do uso do espaço público, desrespeito leis de trânsito, poluições ambientais e corpos sedentários.
Diagnóstico: a dissociação das políticas públicas de uso do solo, de mobilidade, de educação de trânsito, de saúde pública e de proteção ambiental faz com que não seja possível abarcar a multidimensionalidade interdisciplinar dos problemas metropolitanos contemporâneos. A mobilidade centrada na circulação de veículos particulares tem múltiplos efeitos negativos, que são distribuídos por toda a sociedade, inclusive entre aqueles que não têm carro (Instituto de Energia e Meio Ambiente, 2010).
Estratégia: campanha de estímulo aos transportes alternativos autônomos e coletivos com baixa emissão de carbono para garantir o direito à cidade e o direito de ir e vir, por meio de deslocamentos racionais via integração modal e multimodal, de forma preferencial, tendo a bicicleta, elétrica ou não, como veículo principal de locomoção, com as seguintes ações estratégicas:
1) Programa “Vou de Bike” que institui o Selo Empresa Amiga do Ciclista, em que empresas possam obter até 10% de desconto anual no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), segundo os seguintes critérios: I – construção e manutenção adequadas de bicicletários e vestiários com capacidade proporcional ao fluxo de funcionários e clientes; II – quitação integral do valor restante ao desconto do IPTU, dentro do respectivo ano de cobrança; III – a ausência de qualquer débito referente ao Imposto Predial e Territorial Urbano;
2) Programa “Ciclo é Via” para criar: I – ciclovias e ciclofaixas em todas as avenidas estruturantes de Goiânia e da Grande Goiânia (em parceria com as demais das câmaras municipais); II – Transporte da bicicleta nos veículos de transporte público (BRTs e ônibus); III – Estacionamentos para bicicletas em áreas dentro ou perto das estações (ou paradas, no caso de ônibus) de transportes públicos (Silveira; Balassiano; Maia, 2011);
3) Programa “Bike é Vida” de saúde pública para prevenção de doenças causadas pelo sedentarismo por meio de campanhas educomunicativas de mudança comportamental para estimular o uso da bicicleta como atividade esportiva;
4) Programa “City Bike”: I – Parceria Público-Privada para criação e manutenção de estações de compartilhamento de bicicletas elétricas ou não; II – Bolsa auxílio para cidadãos que venderem seu único carro para aquisição de bicicleta elétrica.
5) BikeTur: Passeios ciclísticos turísticos temáticos e acessíveis em cartões postais dos bairros para contar a sua história urbana e mostrar sua paisagem cultural.
Publicação original
Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: Portal Política
- Data de publicação original: 17/01/2025
- Endereço: Clique para acessar