Análise da qualidade das ciclovias e sua relação no uso de bicicleta em Florianópolis

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Dissertação de Mestrado)

Curso ou área do conhecimento

Educação Física

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Alfredo Leopoldo Enrique Messenger Valenzuela

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Santa Catarina

Município

Florianópolis

Ano da publicação

2022

Palavra chave 1

Avaliação

Palavra chave 2

ciclabilidade

Palavra chave 3

Esporte

Palavra chave 4

qualidade

Descrição

Ciclovias são estruturas importantes nas cidades para promover o deslocamento ativo

 

sustentável. Assim, compreender as informações inerentes à sua qualidade pode auxiliar na

 

compreensão de como essas estruturas estão alocadas nos centros urbanos, seus efeitos sobre o

 

comportamento humano e como estas podem ser otimizadas para estimular sua utilização,

 

principalmente em países de baixa–média renda. O objetivo geral deste estudo foi avaliar a

 

qualidade dos eixos de ciclovias de Florianópolis, Santa Catarina. Para tanto, as estruturas de

 

ciclovia do município foram mapeadas e avaliadas quanto a sua qualidade por meio do

 

instrumento QualiCiclo – Índice de Avaliação da Qualidade de Infraestruturas Cicloviárias.

 

Foram selecionados 38 eixos de ciclovias em Florianópolis e sua pontuação de qualidade levou

 

em consideração categorias de estrutura, sinalização, ambiente e segurança. Ainda, informações

 

sobre o perfil de uso e dos usuários desses eixos foram coletadas, por meio do SOPARC –

 

System for Observing Play and Recreation in Communities, nos períodos das 7h às 9h e das 17h

 

às 19h, de segunda a sexta-feira. A análise qualitativa do índice mostra que 89,5% dos eixos de

 

ciclovia possuem uma qualidade suficiente (60,5%) ou boa (29,0%), com média geral da

 

qualidade de 1,61 pontos. Com relação à extensão total dos eixos de ciclovia, a cidade apresenta

 

um pouco mais de 54 km. Foram observados 6.113 ciclistas dos quais a maioria eram homens

 

(74,1%), adultos (81,2%) e em intensidade moderada de pedalada (97,0%). Observou-se que,

 

em geral, as ciclovias de melhor qualidade possuem maior número de ciclistas (50,5%), e o

 

mesmo ocorre para a presença de mulheres (52,2%) e idosos (57,3%) que circulam mais em

 

eixos classificados como de “boa qualidade”. Após os ajustes para o turno e sentido no

 

deslocamento, as análises de regressão logística mostraram que, usualmente, jovens possuem

 

menos chance (OR:0,40; IC95%: 0,24-0,67) de utilizarem as ciclovias classificadas como “boa”.

 

Quando observado por categoria, há uma maior chance de mulheres utilizarem os eixos de

 

ciclovia que possuem “boa/ótima” qualidade de infraestrutura e “suficiente” e “boa/ótima”

 

qualidade de sinalização. Para todas as categorias, eixos com melhor qualidade apresentaram

 

menor chance de serem utilizados por jovens, enquanto para as categorias de infraestrutura,

 

sinalização e segurança, os eixos com melhor qualidade apresentaram maior chance de serem

 

utilizados por idosos. Conclui-se que a rede de ciclovias de Florianópolis apresenta uma

 

qualidade adequada para uso de bicicleta. Contudo, a distribuição das estruturas de ciclovia

 

ainda é irregular entre as regiões da cidade e com baixa conexão entre os eixos. Também é

 

possível identificar que uma maior qualidade das estruturas de ciclovias pode promover maior

 

uso por mulheres e idosos, grupos que menos realizam atividade física.

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