A Integração entre Micromobilidade e o Transporte Público Coletivo no Contexto de Cidades Latino-Americanas

Tipo de publicação

Trabalho acadêmico (Tese de doutorado)

Curso ou área do conhecimento

Planeamento Regional e Urbano

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Jennifer Domeneghini

Língua

Português

Abrangência geográfica

Internacional/Mundial

Ano da publicação

2024

Palavra chave 1

américa latina

Palavra chave 2

Bicicleta

Palavra chave 3

Micromobilidade

Palavra chave 4

Mobiliade Urbana

Palavra chave 5

Planejamento

Palavra chave 6

Transporte público

Descrição

O  estudo se origina da constatação de que muitas cidades latino-americanas ainda priorizam o uso do automóvel em seus planejamentos urbanos, apesar dos discursos sobre mobilidade sustentável. Isso gera desafios nas grandes cidades da região, como congestionamentos e poluição. Diante desse cenário, é crucial explorar a integração entre o transporte público e formas de micromobilidade, que incluem meios de transporte capazes de reduzir a utilização de automóveis em distâncias de até 10 km, como bicicletas particulares e compartilhadas, especialmente nestes locais com poucos dados e pesquisas disponíveis sobre o assunto. Assim, parte-se da hipótese que existem desafios significativos nas cidades latino-americanas na implementação existem desafios significativos na implementação efetiva da integração entre micromobilidade e transporte público coletivo em cidades latino-americanas, incluindo questões de regulamentação e infraestrutura, como a presença de ciclovias, ciclofaixas, bicicletários e estações de bicicletas compartilhadas. O objetivo geral deste estudo é compreender como ocorre a integração entre a micromobilidade por bicicleta e o transporte público coletivo em cidades latino-americanas com mais de um milhão de habitantes e sistema de bicicleta compartilhada ativo por mais de cinco anos. As cidades selecionadas para o estudo incluem Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Buenos Aires, Rosário, Cidade do México, Guadalajara, Medellín e Santiago, Bogotá (cujo sistema foi ativado em 2022). Os objetivos secundários incluem: (i) compreender de forma profunda o conceito de micromobilidade nessas cidades latino-americanas; (ii) identificar e propor diretrizes informacionais, institucionais, tarifárias e físicas para a integração entre micromobilidade e transporte público coletivo adaptadas ao contexto latino americano; e (iii) desenvolver um método que possibilite a identificação das áreas mais integradas entre os meios de transporte do estudo. Para alcançar os objetivos propostos, uma ampla gama de dados sobre transporte de micromobilidade e transporte público foi coletada e analisada nessas cidades. Foi adotada uma abordagem de Projeto de Triangulação Concomitante, que combinou dados quantitativos e qualitativos, incluindo documentos para análise de conteúdo e documental, dados estatísticos para análise multivariada por agrupamento, e dados geográficos com análise de buffer e multicritério (AHP). A análise de estudos de caso foi realizada para permitir a comparação entre as 14 cidades estudadas. A pesquisa ampla proporcionou uma compreensão mais profunda das nuances e complexidades envolvidas na promoção de sistemas de transporte mais integrados em diversos contextos urbanos latino-americanos. Reconhece-se a existência de lacunas significativas no entendimento e na efetiva implementação da integração entre esses sistemas, especialmente relacionadas à regulamentação e à infraestrutura física. Destaca-se a importância crucial da integração entre micromobilidade e transporte público coletivo diante do cenário contemporâneo, marcado por mudanças climáticas, poluição atmosférica decorrente do uso prevalente do transporte motorizado individual e negligência na consideração de questões específicas da América Latina nas pesquisas, juntamente com a busca por melhorias na qualidade de vida. Todos esses elementos estão intrinsecamente ligados ao planejamento urbano, regional e ambiental, ressaltando a urgência de políticas e práticas que promovam uma mobilidade mais sustentável e integrada. Este estudo pode oferecer uma base para melhorias na integração de transporte em cidades latino-americanas e além.

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