Mercado | Políticas Públicas | Rio de Janeiro
Coordenadoria Niterói de Bicicleta completa 10 anos e acumula bons resultados em prol da bicicleta na cidade fluminense
Coordenadoria Niterói de Bicicleta completa 10 anos e acumula bons resultados em prol da bicicleta na cidade fluminense
Uma das melhores cidades para se viver no Brasil, Niterói (RJ) tem expandido suas políticas cicloviárias ano após ano. Atuante desde 2013, a Coordenadoria Niterói de Bicicleta, vinculada à Prefeitura, tem liderado melhorias significativas para quem usa bicicleta na cidade.
O Subsecretário Filipe Simões, coordenador do Niterói de Bicicleta, explica que nos últimos dez anos muita coisa mudou. Hoje, desde a população até políticos de oposição à gestão consideram as políticas públicas voltadas à bicicleta como essenciais para o desenvolvimento do município. “Nas Eleições de 2020, não houve um único candidato que tenha se colocado contra. Todos foram unânimes em defender mais segurança para ciclistas, mais ciclovias”, conta Simões.
Na estratégia, são consideradas diferentes frentes para o incentivo do uso da bicicleta em Niterói. Além da expansão da malha cicloviária, que já conta com 79 km, foram instalados bicicletários em centros comerciais e a criação e operação do Araribóia – bicicletário público de 400 vagas integrado com as barcas. Ainda, Niterói é a única cidade no país com um serviço público de instalação de paraciclos, já tendo instalado 1700 destes suportes em toda a cidade,
Para os comerciantes que oferecem comodidades aos ciclistas em seus estabelecimentos privados, há o selo Amigo da Bicicleta que garante publicidade para os comércios integrantes. Campanhas de educação também são lideradas pelo Niterói de Bicicleta, com ações voltadas aos motoristas de ônibus que aprendem na prática que tirar finas de ciclistas é crime de trânsito.
Ainda, Niterói foi a primeira cidade do país a regulamentar a circulação de bicicletas elétricas, autopropelidos e ciclomotores, adequando as diretrizes da Resolução 996 do CONTRAN com a realidade da cidade – outro bom exemplo para outras prefeituras em todo o país.
“Uma cidade que é boa para pedalar no dia a dia é boa para o turista, é boa para o lazer […] A bicicleta não é só uma solução para sustentabilidade, nem só para desenvolvimento econômico, nem só para inclusão social, nem só para mobilidade… ela é tudo isso!”, argumenta Filipe Simões.
Ouça agora entrevista completa com Filipe Simões: https://bit.ly/apalianca36
Veja mais sobre o Niterói de Bicicleta: http://niteroidebicicleta.rj.gov.br/
______
PUBLICAÇÃO ORIGINAL
Acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:
- Veículo: Bicicleta News Aliança Bike
- Data de publicação original: 28/08/2023
- Endereço: Canal do Whatsapp Aliança Bike (inscreva-se em http://bit.ly/Receba-Bicicleta-News)