Caminhos para readequação de velocidades no Brasil: opinião pública e análise sobre mortes no trânsito
Tipo de publicação
Relatório de Pesquisa
Tipo de autoria
Parceria institucional mista
Nome do autor
UCB e Multiplicidade
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
País
Brasil
Ano da publicação
2022
Palavra chave 1
Opinião
Palavra chave 2
Planejamento
Palavra chave 3
Segurança viária
Palavra chave 4
Sinistro fato
Palavra chave 5
sinistro uso
Palavra chave 6
velocidades
Descrição
Em 2021, a UCB – União de Ciclistas do Brasil foi contemplada para realização de projeto de segurança viária com o apoio da International Federation of Red Cross and Red Crescent Societies – IFRCS, junto ao programa Global Road Safety Partnership – GRSP. A Mul- ¶ilicidade fzi czo¶ a¶ada a a a¾Üilia oz de¨eoÖzlÖimeo¶z de dzi¨ zbje¶iÖz¨ e¨ecíʼncz¨:
1) mensurar o impacto de boas práticas de redução de velocidade em cidades brasileiras e da América do Sul, no número de mortos e feridos, e
2) realizar levantamento sobre a percepção popular sobre sinistros de trânsito e velocidades regulamentadas.
A UCB é uma organização da sociedade civil que congrega e representa Associações de Ciclistas, ciclistas e outras entidades e pessoas interessadas em promover o uso da bicicleta no país. Foi fundada em 24/11/2007, tendo nascido da necessidade de organizar a pauta de discussões e intervenções na esfera federal, tendo a missão de “impactar as a¾¶a¨ ela¶iÖa¨ à mzbilidade z bicicle¶a, z meiz de ioŊ¾êocia oa¨ zlí¶ica¨ ¿blica¨, a ¶ic¾laçãz e mzbiliçaçãz ¨zcial, ¶z oaodz-¨e efe êocia oacizoal czmz z gaoiçaçãz epresentativa da sociedade civil.”
O Instituto de Pesquisa Multiplicidade Mobilidade Urbana (IPMMU) promove conhecimento e transforma pessoas para a construção de cidades melhores. O IPMMU é uma z gaoiçaçãz iÖada czm ʼno¨ l¾c a¶iÖz¨, f¾odada em maiz de 2017. T abalha czm ¨zl¾- çe¨ a a gzÖe oz¨, z gaoiçaçe¨ e zʼn¨¨izoai¨ ¾e b¾¨cam ¨e Öiçz¨ e zd¾¶z¨ de alta qualidade em mobilidade urbana. Atua também com assessoria técnica, pesquisas, consultoria, cursos e capacitações. Em 5 anos de história, o Instituto atuou em mais de 20 projetos e criou 18 publicações de relevância para os estudos sobre mobilidade urbana no Brasil.