Potencial de ampliação do espaço público para as pessoas: análise do leito carroçável excedente na cidade de São Paulo

Tipo de publicação

Relatório de Pesquisa

Tipo de autoria

Instituição da Sociedade Civil

Nome do autor

Intituto Cordial

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

País

Brasil

Ano da publicação

2022

Palavra chave 1

espaço público

Palavra chave 2

Pedestres

Palavra chave 3

Planejamento

Palavra chave 4

sinistro uso

Palavra chave 5

Urbanismo

Descrição

ste estudo busca fazer uma contribuição sobre o potencial de ampliação do espaço público urbano por meio da identi昀椀cação do leito carroçável que pode ser considerado excedente, por meio de dados do município de São Paulo.

 

Para isso, é desenvolvido um método a partir de três variáveis centrais (largura do leito carroçável, largura da calçada e número de faixas de tráfego) e por meio do estabelecimento de parâmetros referentes à largura das faixas de circulação. Além disso, é feita uma caracterização das situações do potencial de ampliação do espaço público mediante a incorporação de um conjunto de dados relacionados à sinistralidade viária.

 

A partir dos métodos adotados, estima-se que uma área de cerca de 227 hectares no Município de São Paulo pode ser disponibilizada por meio de intervenções viárias de aplicação simples. Os resultados deste estudo buscam introduzir uma série de questionamentos relacionados à utilização do espaço urbano, em que a moderação do tráfego a ser estimulada pelo estreitamento de faixas de circulação pode contribuir para distribuir o espaço urbano de forma mais equitativa, uma vez que há maior ocorrência de sinistros viários nos trechos em que há largura excedente do leito carroçável, associada a cal- çadas que parecem cumprir com os requisitos mínimos estabelecidos.

 

Dessa forma, os números estimados buscam revisar alguns parâmetros do planejamento das cidades de ordem não somente técnica, mas também política, uma vez que a abordagem apresentada tem como enfoque uma cidade com velocidades de tráfego moderadas e com mais espaço para os modos de deslocamento que não são necessariamente baseados no carro ou na motocicleta.

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