Geospatial indicators of bikeability
Tipo de publicação
Artigo
Curso ou área do conhecimento
Educação Física
Veículo
RBAFS
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
Alfredo Messenger et al.
Língua
Inglês
Abrangência geográfica
Nacional
País
Brasil
Ano da publicação
2022
Palavra chave 1
ciclabilidade
Palavra chave 2
Educação
Palavra chave 3
Esporte
Palavra chave 4
Saúde
Descrição
ABSTRACT
The aim was to identify the main geospatial indicators used in bikeability index through constructive methodological studies. The study protocol was registered in PROSPERO under the registration number CRD42020166795, following the PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) guide. Original studies indexed in the electronic databases Lilacs, PubMed, Science Direct, Scopus, SPORTDiscus, Trid, and Web of Science were selected. The review also included grey literature through Google Scholar, OpenGrey, ProQuest, and a list of references and documents pointed out by experts. After removing duplicates and analyzing titles and abstracts, the review considered only 11 out of the 703 initial papers, which provided 100 environment indicators with varied definitions and metrics for estimating the Bikeability index. The census tract was the most used unit of the analysis found in the papers, which used GIS (Geographic Information System) data besides self-reported information on environmental characteristics. The results indicate that the most usual indicators relate to infrastructure – existence and width of bike lanes – destination, slope, speed limit, and connectivity and intersections. The creation and maintenance of bicycle-friendly environments could consider the implementation of more infrastructure on flat and connected streets with changes in speed limits in neighborhoods, especially in regions with low
density of intersections, to decrease accidents and increase cyclists’ perception of safety. Keywords: Environment design; Built environment; Bicycling; Geographic informations system.
RESUMO
Identificar os principais indicadores geoespaciais sobre a construção do índice de bikeability. O protocolo do estudo foi registrado no PROSPERO, sob o número de registro CRD42020166795, seguiu o guia (PRISMA). Foram selecionados estudos originais indexados nas bases de dados eletrônicas Lilacs, PubMed, Science Direct, Scopus, SPORTDiscus, Trid, Web of Science. A revisão também incluiu literatura cinza, além da lista de referências e documentos identificados por especialistas. A busca inicial identificou 703 artigos, após a retirada das duplicatas e análise de títulos, resumos e texto completo, 11 artigos foram incluídos na revisão. Um total de 100 indicadores geoespaciais do ambiente construído foram identificados com diferentes defini- ções e métricas para estimar o índice de bikeability. O setor censitário foi a unidade de análise mais utilizada nos artigos, que utilizaram dados de SIG (Sistema de Informações Geográficas) além de informações autorreferidas sobre características ambientais. Os resultados indicam que os indicadores mais usuais dizem respeito à infraestrutura – existência e largura das ciclovias – destino, inclinação, limite de velocidade, conectividade e interseções. A criação e manutenção de ambientes amigos da bicicleta poderia contemplar a implantação de mais infraestrutura em vias planas e conectadas com mudanças nos limites de velocidade nos bairros,
principalmente em regiões com baixa densidade de cruzamentos, para diminuir os acidentes e aumentar a percepção de segurança dos ciclistas.
Palavras-chave: Planejamento ambiental; Ambiente construído; Ciclismo; Sistemas de informação geográfica.