Morfologia urbana e turismo

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Arquitetura e urbanismo

Veículo

Arquiteturismo

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

André Correia Brandão; Fátima Priscila Morela Edra; Camila de Almeida Teixeira

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Rio de Janeiro

Município

Niterói

Ano da publicação

2022

Palavra chave 1

Bicicleta

Palavra chave 2

ciclabilidade

Palavra chave 3

Cicloturismo

Palavra chave 4

Planejamento

Palavra chave 5

Urbanismo

Descrição

A cidade de Niterói, vizinha da cidade do Rio de Janeiro, capital do estado homônimo, é hoje um dos municípios brasileiros com melhor índice de desenvolvimento urbano, estando em primeiro lugar no estado, com população estimada em 487.562 habitantes, possui área total de 133.757 km² (1). Niterói tem importância histórica, pois no século 19 foi capital do estado e ainda comporta o segundo maior acervo de obras construídas do arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer (2).

Trata-se de cidade litorânea, voltada para baía de Guanabara e oceano Atlântico. Diversas atividades que envolvem a natureza podem ser feitas pela cidade (3). Com terreno majoritariamente plano e, por ser uma cidade considerada densa, Niterói apresenta um perfil geográfico que favorece o uso de bicicletas para lazer, turismo e trabalho.

A cidade foi uma das mais visitadas no estado do Rio de Janeiro nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, recebeu mais de 120 mil turistas na primeira etapa do evento. A média de visitantes é de aproximadamente 55.000 pessoas por mês, sendo os mais visitados o Museu de Arte Contemporânea, a Fortaleza de Santa Cruz e o Parque da Cidade (4).

Diante disso, surgiu a curiosidade em entender como os deslocamentos turísticos se relacionam com as particularidades urbanas locais.

Prezado usuário: em caso de problemas no acesso ou de incorreção nas informações desta publicação do Acervo ou em caso de sua exposição contrariar direitos autorais, favor entrar em contato com o Observatório da Bicicleta.