| | |

Polêmica: afinal, ciclistas devem ou não usar capacete?

Dentre os quase 3 mil ciclistas que participaram de um passeio organizado pela Shimano Fest, em São Paulo, no domingo, 21 de agosto, eram raros aqueles que não usavam capacete. O item, no entanto, não é obrigatório pela legislação de trânsito, e o assunto é sempre cercado de polêmica. Em uma enquete promovida no Twitter, o site Jornal Bicicleta perguntou à comunidade se o uso deveria ser obrigatório. Do total de 82 respostas, 51,2% dos participantes responderam que não, 39% marcaram o sim e 6,1% entenderam que o equipamento devia ser mandatório para crianças. O restante não soube opinar.

[…]

Daniel Valença, conselheiro da seção Nordeste da União de Ciclistas do Brasil, defende vigorosamente a flexibilidade do uso do capacete. Para ele, tudo aquilo que deixa menos prático ou parece mais inseguro diminui o interesse das pessoas pela bicicleta. “Algumas pesquisas indicam que, quanto mais gente usando capacete, menos pessoas pedalam, porque bicicleta parece algo perigoso, sendo que o perigo geralmente é externo à bicicleta”, esclarece.

[... continue a leitura na Publicação Original]

Publicação original

Para resguardar os direitos autorais da autoria, leia o restante da matéria e acesse os créditos do texto e da imagem/fotografia na publicação original:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *