Pesquisa perfil das associadas da Abong 2021-2022
Tipo de publicação
Relatório de Pesquisa
Tipo de autoria
Instituição da Sociedade Civil
Nome do autor
Abong - Associação Brasileira de ONGs
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
País
Brasil
Ano da publicação
2022
Palavra chave 1
associativismo
Palavra chave 2
mrosc
Palavra chave 3
Opinião
Palavra chave 4
Outra
Palavra chave 5
terceiro setor
Descrição
A Associação Brasileira de ONGs (Abong) é uma articulação nacional de organizações da sociedade civil (OSCs) que luta contra todas as formas de discriminação, de desigualdades, pela construção de modos sustentáveis de vida e pela radicalização da democracia.
Atualmente, a Abong possui 235 OSCs associadas com atuação em 22 estados, sendo que, em dez deles, a Abong possui uma diretoria estadual/regional. A Abong possui uma Diretoria Executiva Nacional, um Conselho Fiscal e o Conselho de Ética. As atividades da Abong se organizam a partir de seu Escritório Nacional, sediado em São Paulo.
A “Pesquisa Perfil Abong 2021-2022” é realizada com a base associativa da Abong a cada três anos, visando compreender e identificar mudanças no seu perfil, com um recorte específico do campo de defesa de direitos, democracia e bens comuns. Já foram realizadas oito pesquisas “perfis das associadas” desde 1996, sendo esta a 9ª edição.
A publicação deste ano foi coordenada por Jhonatan Souto com o grupo de pesquisadoras(es) Carlos Henrique Camargo Silva, Fabio Barcelos de Oliveira, Katia Sarue, Lucas Modesto Dantas e Silva, Marcelo Marchesini, Raphaela da Silva Correa, Yanka Greco Guimarães e a revisão metodológica de Daniel Souza. A Abong também contratou pesquisadoras/ es entrevistadoras/es para entrarem em contato com as organizações e realizar a entrevista de forma mais atenciosa e solícita.
A partir dessa pesquisa, é possível observarmos a realidade diversificada de nosso campo, pensando diferentes pautas e agendas, temáticas trabalhadas, região de atuação, fontes de financiamento, perfil de trabalhadoras e trabahadores etc. Consideramos este um conhecimento extremamente importante, pois, a partir da leitura e interpretação desses dados, poderemos balizar a atuação da Abong e suas estratégias políticas de fortalecimento das suas associadas, do campo mais amplo das OSCs de defesa de direitos e da própria democracia no país.