Primeiros passos: mobilidade urbana na primeira infância
Tipo de publicação
Relatório de Pesquisa
Tipo de autoria
Pessoa Física
Nome do autor
ITDP Brasil
Língua
Português
Abrangência geográfica
Nacional
Ano da publicação
2021
Palavra chave 1
Crianças
Palavra chave 2
espaço público
Palavra chave 3
Infância
Descrição
Aforma como crianças pequenas se deslocam nas cidades possui grande impa desenvolvimento. A primeira infância, de 0 a 6 anos de idade, é um período crucial para o cto no seu desenvolvimento integral infantil, considerando sua capacidade cognitiva cerebral e sua habilidades mais complexas, como por exemplo as habilidades motoras. As experiências e vivências diárias das crianças nos espaços onde habitam e circulam têm grande impacto particularmente naquelas com até 3 anos de idade.
Nesta fase, os cuidadores possuem papel central em suas vidas, sendo os principais responsáveis pelo acompanhamento de atividades rotineiras. A qualidade do espaço urbano e dos modos de transporte que garantem a realização dessas atividades impactam positivamente ou negativamente o comportamento e bem estar dos cuidadores, o que, por consequência, pode afetar o desenvolvimento dos bebês e das crianças pequenas.
Geralmente o planejamento de transportes busca facilitar os padrões de deslocamento pendulares, na dinâmica casa-trabalho. Entretanto, cuidadores têm um padrão de viagens mais complexo, com viagens encadeadas e fora dos horários de maior movimento2. Neste contexto, é essencial considerar os interesses e as necessidades desses grupos em todas as etapas de planejamento, implementação e avaliação das políticas urbanas, entendendo que medidas pontuais terão grande impacto em suas vidas.