Primeiros passos: mobilidade urbana na primeira infância

Tipo de publicação

Relatório de Pesquisa

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

ITDP Brasil

Língua

Português

Abrangência geográfica

Nacional

Ano da publicação

2021

Palavra chave 1

Crianças

Palavra chave 2

espaço público

Palavra chave 3

Infância

Descrição

Aforma como crianças pequenas se deslocam nas cidades possui grande impa desenvolvimento. A primeira infância, de 0 a 6 anos de idade, é um período crucial para o cto no seu desenvolvimento integral infantil, considerando sua capacidade cognitiva cerebral e sua habilidades mais complexas, como por exemplo as habilidades motoras. As experiências e vivências diárias das crianças nos espaços onde habitam e circulam têm grande impacto particularmente naquelas com até 3 anos de idade.

Nesta fase, os cuidadores possuem papel central em suas vidas, sendo os principais responsáveis pelo acompanhamento de atividades rotineiras. A qualidade do espaço urbano e dos modos de transporte que garantem a realização dessas atividades impactam positivamente ou negativamente o comportamento e bem estar dos cuidadores, o que, por consequência, pode afetar o desenvolvimento dos bebês e das crianças pequenas.

Geralmente o planejamento de transportes busca facilitar os padrões de deslocamento pendulares, na dinâmica casa-trabalho. Entretanto, cuidadores têm um padrão de viagens mais complexo, com viagens encadeadas e fora dos horários de maior movimento2. Neste contexto, é essencial considerar os interesses e as necessidades desses grupos em todas as etapas de planejamento, implementação e avaliação das políticas urbanas, entendendo que medidas pontuais terão grande impacto em suas vidas.

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