CORRIDA CICLOVIÁRIA: UMA AVALIAÇÃO DA REDE DE CICLOVIAS IMPLANTADA NO DISTRITO FEDERAl

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Arquitetura e urbanismo

Veículo

XVI Enampur

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Claudio Oliveira da Silva

Língua

Português

Abrangência geográfica

Estadual

País

Brasil

Estado

Distrito Federal

Ano da publicação

2015

Palavra chave 1

Avaliação

Palavra chave 2

Rede Cicloviária

Descrição

Estudos para implementar no Distrito Federal (DF) políticas cicloviárias já vinham sendo realizados pelo governo local desde a década de 2000, como aqueles emanados do “curso de extensão sobre planejamento cicloviário” promovido em 2003 pelo Departamento de Estradas e Rodagens – DER/DF (Rodrigues, 2013). No ano de 2005 aconteceu o primeiro sinal de institucionalização quando foi criado, por meio do Decreto nº 26.236, o Grupo de Trabalho para elaborar o Programa Cicloviário do Distrito Federal. Em julho de 2006 mais um passo foi dado por meio da Lei nº 3.885 que assegurou, sob coordenação do Poder Executivo, a política de mobilidade urbana cicloviária de incentivo ao uso da bicicleta no DF. Mas foi em 2007, em termos políticos, que o tema ganhou mais força por meio da criação de uma gerência de projeto específica vinculada ao gabinete do governador. Para Velloso, “a criação de uma célula [a gerência] de promoção da bicicleta no âmbito da administração pública foi a condição primeira para o desenvolvimento de uma política de promoção da bicicleta no Distrito Federal” (Velloso, 2007, p.2). Assim nasceu o primeiro programa cicloviário do governo então denominado Pedala DF. Numa época quando pouco havia de infraestrutura destinada a ciclistas no DF, o programa já incorporava a meta ambiciosa de construir 600km de malha cicloviária1.

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