Desafios da bicicleta como meio de transporte: o deslocamento de estudantes de dois colégios da rede pública no viário de curitiba

Tipo de publicação

Artigo

Curso ou área do conhecimento

Educação Física

Veículo

Brazilian Journal of Development

Tipo de autoria

Pessoa Física

Nome do autor

Roberto Mossa et alii

Língua

Português

Abrangência geográfica

Municipal

País

Brasil

Estado

Paraná

Município

Curitiba

Ano da publicação

2020

Palavra chave 1

Escola

Palavra chave 2

estudante

Descrição

Além de possibilitar redução do tráfego de veículos automotores, o uso da bicicleta como meio de transporte pode contribuir à promoção da atividade física e à qualidade de vida das pessoas, isso a partir da melhora da qualidade do ar, de menores índices de acidentes e vítimas, da redução de doenças crônicas e de menores taxas de obesidade. Em relação a estudantes, pedalar imediatamente antes das aulas pode contribuir para um melhor aproveitamento escolar, em termos de concentração e disposição. Com base nesse cenário, o objetivo deste estudo foi verificar o uso da bicicleta por estudantes da Educação Básica de Curitiba-PR e a opinião dos respectivos familiares. Trata-se de um estudo transversal realizado em dois colégios estaduais, utilizando questionário como técnica de interrogação, havendo a participação de estudantes (n=25) e seus respectivos familiares (n=25). Os resultados indicaram que a maioria dos familiares considera benéfico o uso da bicicleta como meio de transporte à escola, porém não consideram as ruas seguras para que isso ocorra. Por sua vez, os estudantes corroboraram com as opiniões dos familiares. Foi constatado também que os estudantes nunca receberam aulas ou orientações na escola sobre as funções, características ou condução segura da bicicleta. Notamos contradição entre a percepção dos estudantes e familiares e as condições da cidade em relação ao uso da bicicleta, visto que Curitiba é tida como uma pioneira na realização de planejamento cicloviário e de mobilidade urbana. Os resultados desse estudo são importantes para se discutir e ampliar as políticas públicas de fomento ao uso da bicicleta e de promoção da atividade física. 

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